A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução para a aprovação da Trégua Olímpica nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, com uma maioria de 118 votos a favor, 2 abstenções e sem votos contra.
Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), que apelou à adoção da resolução, destacou o significado da Trégua Olímpica num tempo em que o mundo se vê confrontado com divisão e polarização.
“Neste mundo frágil, a resolução da Trégua Olímpica é mais relevante do que nunca. Nestes tempos difíceis, esta resolução é a nossa oportunidade de enviar um sinal inequívoco ao mundo – sim nós podemos unir-nos, mesmo em tempos de guerras e crises; sim, podemos dar as mãos e trabalhar em conjunto por um mundo melhor”.
A resolução, que tem como título “Construir um mundo mais pacífico e melhor através do desporto e do ideal Olímpico”, é a resposta conjunta das Nações Unidas e do COI para os desafios dos tempos atuais e o Presidente do COI destacou ainda que “neste espírito Olímpico, apelo a que se unam, adotem a resolução mas, mais importante ainda, defendam esta nobre Trégua Olímpica”.
Tony Estanguet, Presidente do Comité Organizador Paris 2024 e em nome do Governo francês, introduziu formalmente a resolução e falou sobre como a Aldeia Olímpica dá um exemplo ao mundo: “a Aldeia Olímpica, em que milhares de atletas de todo o mundo vivem juntos em paz, é a mais simbólica representação da universalidade dos Jogos. É um lugar onde, qualquer que seja a sua nacionalidade, género ou cor da pele, se pode viver em harmonia, respeitando os outros. A Aldeia é a humanidade junta num local, em toda a sua diversidade”.
A Trégua Olímpica – ou Ekecheiria – é uma tradição herdada dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que pretende assegurar a suspensão de todas as hostilidades, permitindo a passagem segura e a participação de todos os atletas e espetadores nos Jogos Olímpicos. Esta resolução reafirma que os valores Olímpicos da paz, solidariedade e respeito são tão importantes no mundo atual como eram há 3.000 anos, quando os Jogos Olímpicos da Antiguidade tiveram lugar na Grécia, pela primeira vez.
Para a edição de Paris 2024, a Trégua Olímpica deve ser respeitada sete dias antes do início dos Jogos Olímpicos e terminar sete dias após a conclusão dos Jogos Paralímpicos. Recorde-se que os Jogos Olímpicos estão agendados para de 26 julho a 11 de agosto, seguidos pelos Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 08 de setembro de 2024.