A Quinta Maria Pires, junto à escola secundária Paulo da Gama, em Amora, Seixal, foi o palco escolhido pela Federação Portuguesa de Atletismo para comemorar o centenário dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, no dia 26 deste mês de novembro.
Um evento que vai ser como que um desfile de estrelas dos campeões de todos os tempos, naturalmente para aqueles que ainda se encontram entre nós, numa festa de encontros e reencontros, revivendo os tempos idos, em que o meio fundo e o fundo eram reis em Portugal, na Europa e no Mundo, com Carlos Lopes, Fernando Mamede, Domingos e Dionísio Castro, Aniceto Simões, Paulo Guerra, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha, Albertina Dias, Albertina Machado, Conceição Ferreira – entre muitos outros e outras – que alardeavam a sua categoria por onde passaram, colocando o país nos escaparates da imprensa desportiva (escrita, falada e televisionada).
Daí que se pode colocar a questão de o que têm em comum Carlos Lopes e Joaquim Ferreira, Rosa Mota e Filomena Vieira Carvalho no atletismo? É que todos eles fazem parte do quadro de honra dos campeões de Portugal de corta-mato.
E, para sinalizar ainda mais significativamente a 100ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, estes antigos atletas, responsáveis por 20 títulos, estarão presentes no Momento dos Campeões, iniciativa que juntará muitos dos titulados nacionais.
Incluído no programa da centésima edição destes campeonatos, este Momento dos Campeões terá a sua realização a meio do programa competitivo, antes da principal prova masculina, correndo, simbolicamente, uma curta distância e cortando a meta oficial do percurso destes nacionais.
Para além dos atletas já citados, Lopes (10 títulos), Rosa (8), Ferreira e Filomena (um título cada), estarão presentes outras campeãs como Fernanda Ribeiro (cinco triunfos), Aurora Cunha (4), Albertina Dias (3), Albertina Machado (2), Manuela Simões (a primeira campeã feminina que somou quatro triunfos) e Mariana Machado (campeã em título, que já bisou) e ainda os campeões Domingos Castro (5), Paulo Guerra (5), Fernando Silva (2), Rui Pedro Silva (1), Rui Pinto (3), Nelson Cruz (1) e Rui Teixeira (2).
Todos estes atletas, e outros que não podem estar presentes neste Momento dos Campeões, deram significativa importância a esta variante do atletismo, sucesso para o qual muito contribuíram os seus treinadores, destacando-se, entre os que continuam entre nós, Maria do Sameiro Araújo, António Fonseca e Costa, Rafael Marques, Lara Ramos, Alfredo Pinheiro, Mário Cunha, José Pedrosa, Pedro Pessoa.
Outros campeões ainda não anunciaram a sua presença, num momento raro que juntará verdadeiras glórias da modalidade num ano pré-olímpico e que, pelo seu glorioso palmarés, motivará certamente os dois milhares de concorrentes esperados nas diversas competições, destacando-se os participantes nos nacionais jovens (sub-20 e sub-18), bem como os atletas sub-16, que participarão na primeira edição do Interassociações da categoria.
Será, certamente, a ocasião de recolher autógrafos destes expoentes do atletismo português, que estarão presentes nas cerimónias protocolares de entrega de prémios.