O atletismo português está de luto. João Lima, atleta olímpico, faleceu hoje aos 62 anos de idade, após longa luta contra a doença.
João Lima, que foi sempre treinado pelo professor Abreu Matos, iniciou-se no Benfica (duas épocas), passou pelo CDUL (duas épocas) e terminou a carreira após 18 anos no Sporting.
Especialista nas barreiras altas, foi o primeiro português a baixar dos 14 segundos nos 110 metros barreiras e dos oito segundos nos 60 metros barreiras.
Olímpico em Seoul’1988 e ainda presente em Campeonatos do Mundo e da Europa, liderou 12 anos os rankings nacionais de 110 m barreiras, foi 22 vezes internacional, ao ar livre (19) e pista coberta (3) e sagrou-se 22 vezes campeão de Portugal: de 110 m barreiras (13), comprimento (1) e 60 m barreiras/pista coberta (8).
Anda que tenha terminado a carreira João Lima manteve-se sempre ativo na modalidade, colecionando quadros de resultados de provas e respetivas estatísticas, enquanto se dedicou à fotografia ligado ao desporto.
Foi mais um amigo das lides do atletismo que se foi embora, juntando-se a outros mais jovens (como António Leitão, Tereza Machado, Nuno Alpiarça, por exemplo).
NOTA:
(Foto trabalhada a partir do original de Guilherme Pinto do facebook de João Lima, retratando duas paixões, a fotografia e os elétricos)