Quarta-feira 24 de Novembro de 9576

José Manuel Constantino distinguido pelo Comité Olímpico Europeu

COP-CelebraçãoOlimpica-17-11-2023

COP

Um dos momentos altos da noite foi a distinção feita a José Manuel Constantino por Spyros Capralos, presidente dos Comités Olímpicos Europeus, “pelo grande trabalho que tem feito em prol do desporto. O vosso presidente é uma grande personalidade no Movimento Desportivo. A ovação que lhe deram de pé mostra o grande respeito”, disse o presidente dos COE.

Foi, de resto, com grande emoção que a assistência da Celebração Olímpica assistiu à subida do presidente do COP ao palco, dispensando-lhe uma ovação em pé.

José Manuel Constantino, focou parte do seu discurso nos desafios suscitados pelos Jogos Olímpicos Paris 2024: “Temos um compromisso com as metas e objetivos desportivos traçados com o Governo no âmbito do Programa de Preparação Olímpica, e junto dos portugueses. Sustentando o sucesso alcançado em Tóquio. Mas também temos, no plano institucional, um compromisso com a numerosa comunidade portuguesa em Paris que, na Casa de Portugal, encontrará na Cidade-Luz um espaço de comunhão da cultura lusófona, de conhecimento do mercado empresarial de origem portuguesa em França, vibrando com o desempenho dos nossos atletas.”

José Manuel Constantino voltou a vincar as dificuldades que se colocam ao desporto português: “Sabemos que os resultados meritórios alcançados em Tóquio, e o aumento de recursos ao dispor do Programa de Preparação Olímpica, não alteram súbita e significativamente as fragilidades da situação desportiva nacional, como atestam os mais diversos estudos e indicadores estatísticos que expressam o fracasso de décadas de políticas para o desporto em Portugal e a condição irrelevante de um sector com uma das mais baixas dotações no Orçamento de Estado ou do PIB per capita no contexto europeu.”

E deixou um apelo para que os premiados possam constituir um exemplo: “Saibamos, pois, inspirados no seu exemplo, ter o engenho de abraçar com determinação, rigor e trabalho os propósitos que assumimos rumo ao sucesso dos objetivos com os quais nos comprometemos. Para isso contamos com todos, e todos podem contar com o Comité Olímpico de Portugal.”

Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, lançou uma mensagem de esperança focada em Paris 2024: “Não obstante os tumultos que nos assaltam o quotidiano, quer a nível nacional, quer internacional, as incertezas que daí advêm e que nos perturbam as vidas familiares e todos os que nos rodeiam, façamos os possíveis para manter esse foco. E se há algo que nos pode nortear, é sabermos que temos em mãos a ferramenta mais poderosa para enfrentar estas ocorrências: O Desporto! Uma pedra-de-toque para se obter o mais puro da essência humana!”

Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, iniciou o seu discurso dirigindo-se ao presidente do COP, José Manuel Constantino: “Aprendi muito consigo, aprendi com muitos de vós. Aprendi consigo a importância das modalidades olímpicas, o valor do desporto, o que tem de benéfico para as sociedades. O Governo reconhece em si a sabedoria e agradece-lhe por tudo o que tem feito pelo desporto e pelo Olimpismo.”

A governante. que tem a tutela do desporto. referiu-se depois à importância dos Jogos Olímpicos, que são a “celebração da paz”, deixando também um desafio: “Façamos de 2024 um ano de exigência e de celebração.” E terminou a “enaltecer o trabalho dos clubes, das federações, mas em especial aqueles que nos fazem vibrar, os atletas de excelência.”

O Presidente do Comité Olímpico Grego desde 2009, data em que também passou a ser membro do Comité Olímpico Internacional, e eleito em 2021 para presidente dos Comités Olímpicos Europeus (COE), Spyros Capralos, também foi alvo de uma homenagem por parte do Comité Olímpico de Portugal, dirigente que participou nos Jogos Olímpicos Moscovo 1980 e Los Angeles 1984 como atleta da equipa helénica de Polo Aquático.

Sob a sua liderança, os Comités Olímpicos Europeus garantiram a realização da terceira edição dos Jogos Europeus, mantendo também a aposta na juventude através da organização das quatro edições, de inverno e de verão, do Festival Olímpico da Juventude Europeia.

“Agradeço ao COP pela distinção e pelo papel que desempenha”, disse Spyros Capralos, que fez um elogio ao secretário-geral do COP, José Manuel Araújo, e membro do Comité Executivo dos Comités Olímpicos Europeus (COE): “Está a fazer um grande trabalho nos COE.”

Fez depois uma apreciação positiva ao trabalho dos atletas portugueses. “Este ano Portugal ganhou 16 medalhas nos Jogos Europeus, temos visto uma grande evolução do desporto português. Portugal terá uma grande equipa nos Jogos Olímpicos, com grande sucesso. Boa sorte para a Equipa Portugal, em Paris, com muitas medalhas”, terminou dirigindo-se em português à audiência.”

O Prémio Prestígio do COP visa homenagear agentes desportivos pela excelência, notabilidade e prestígio das suas carreiras, bem como outras pessoas ou entidades por feitos, contributos ou serviços prestados, de excecional valor e importância, em prol dos fins e atribuições do COP.

 

© 9577 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.