Face à decisão do Presidente da República, de convocar eleições legislativas para o dia 10 de março de 2024, o Maratona Clube de Portugal vê-se forçado a adiar a EDP Meia Maratona de Lisboa e a Vodafone 10K por uma semana, para 17 de março de 2024.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) e autoridades policiais não permitem a realização de eventos lúdicos e desportivos de grande dimensão, que por via de cortes da via pública vão colocar em causa o exercício do direito de voto.
Para além da data do evento principal, também as provas de sábado passam para a semana seguinte, a 16 de março. As inscrições feitas até à data foram automaticamente transferidas para as novas datas.
Segundo a nota divulgada pela organização, “lamentamos desde já todos os inconvenientes que esta alteração possa causar aos atletas já inscritos, e pedimos desde já a compreensão de todos perante esta situação com que fomos confrontados e à qual somos alheios” referiu Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, que diantou ainda que “desde a comunicação do Presidente da República toda a estrutura do MCP começou a trabalhar no sentido de encontrar a data alternativa que conciliasse todas as condições logísticas necessárias”.