O Estádio Municipal de Leiria vai receber, entre sábado e domingo, mais uma edição da Taça da Europa de Lançamentos, competição para a qual Portugal se apresenta com dezanove participantes.E podiam ser vinte se a lançadora de dardo Sílvia Cruz estivesse em condições físicas perfeitas, dado que ficará de fora por motivo de lesão num joelho.
No histórico da presença lusa, Teresa Machado (disco, em 2003) e Marco Fortes (peso, em 2012) foram os únicos portugueses que venceram a prova, tendo Marco (2008 e 2011) e Vânia Silva (martelo) obtido ainda segundos lugares.
Para sábado e domingo, Portugal vai apresentar Marco Fortes (peso), Jorge Grave (Disco), Dário Manso (martelo), Hélder Pestana (dardo), Vanda Rodrigues (peso), Irina Rodrigues (disco) e Vânia Silva (martelo), no escalão principal (seniores).
Nos sub-23, presença de Tiago Aperta (dardo), Tsanko Arnaudov (peso), José Pinho (disco), Michael Fonseca (Martelo) e Diana Hernandez (peso e disco), Daniela Paço (martelo).
Sendo a maior selecção de sempre, aguarda-se com alguma expectativa o valor dos resultados finais de cada prova.
Entretanto, Portalegre é o palco, este sábado, de mais uma edição do Campeonato Nacional de Corta Mato Curto, onde estarão os melhores especialistas lusos, em representação do Sporting, Benfica, Juventude Vidigalense e outros, na procura de mais títulos.
Estão inscritos 92 clubes para este campeonato, que engloba ainda os campeonatos escolares, universitários e veteranos.