Domingo 01 de Novembro de 3114

Presidente do COP condecorado pela Câmara Municipal de Lisboa

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa (CML) acolheu, esta quinta-feira, a homenagem ao Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, que foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa.

COP-CondecoraçãoPresidente-CML-02-11-2023

COP

De acordo com a informação veiculada pelo site do COP, “o Presidente da CML, Carlos Moedas, presidiu ao momento afirmando que chegou finalmente o dia de fazer justiça ao homenagear uma figura ímpar do nosso país, o nosso Presidente do Comité Olímpico de Portugal, o Professor José Manuel Constantino”.

Na sua intervenção recordou o percurso de estudante, professor e dirigente resumindo assim a ação pública do Presidente do COP. “Um atleta desde a sua juventude e um grande dirigente desportivo ao longo da sua vida, mas também um homem comprometido com a causa pública, que, apesar do seu precoce desencanto pelo que dela foi feito, nunca deixou de ter uma voz própria”.

Esta distinção da CML, entregue a pessoas ou entidades de cuja ação decorram para a cidade de Lisboa benefícios de notável importância que justifiquem este reconhecimento, foi nas palavras de Carlos Moedas “uma homenagem a alguém cuja vida se confundiu com a defesa do desporto, do verdadeiro desporto. Daquele que é a fonte da educação, do desenvolvimento pessoal e coletivo, que é alicerce da responsabilidade e da cidadania. É essa a grande lição de José Manuel Constantino. Essa é a lição que merece a homenagem com toda a dignidade desta homenagem que aqui represento com este colar, vinda de todos os lisboetas.”

José Manuel Constantino agradeceu à CML “pela circunstância de entender que a minha ação é merecedora desta distinção. É um orgulho para o Comité Olímpico de Portugal que o seu Presidente seja distinguido desta forma. E é também motivo para mim próprio de muita satisfação por se entender que o meu trabalho nestas funções e noutras é suficiente para merecer desta distinção”.

Assistiram à cerimónia membros do Executivo camarário, das Juntas de Freguesia, da Comissão Executiva do COP, das Federações e do Movimento Desportivo, saindo com a certeza nas palavras do homenageado da sua contínua dedicação à causa desportiva.

“Enquanto puder e tiver forças darei o meu contributo, sendo certo que não o faço pela minha relação apaixonada pelo desporto. Faço-o como português. Porque, como lembrava o Doutor Francisco Sá Carneiro, acima de todos nós está Portugal”.

© 3114 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.