A World Athletics lançou a habitual ferramenta que ajuda a acompanhar a qualificação para as grandes competições, no caso a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024 (que se realizam de 1 a 11 de agosto), denominada “Road to Paris”.
Trata-se de uma janela que permite acompanhar as posições dos atletas no “World Ranking”, dando-se a informação de quem já conseguiu as marcas de qualificação diretas impostas pela World Athletics, quais os atletas que se encontram dentro das quotas de participação para os Jogos e quais os que estão perto de conseguir esse acesso.
Sendo o atletismo a única modalidade com campeões olímpicos (Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pedro Pichardo), esta é uma competição de grande importância para Portugal.
Depois de sete presenças em edições dos Jogos até 1952 (inclusive), Portugal tem mantido uma presença regular a partir de 1960 e em 1976 conseguiu mesmo a primeira medalha olímpica, com a prata de Carlos Lopes nos 10 000 metros, em Montreal.
Desde Montreal’1976, Portugal conquistou 12 medalhas, as já citadas dos campeões olímpicos, a de prata de Lopes, e ainda as de prata de Francis Obikwelu e Patrícia Mamona, e as de bronze de António Leitão, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Rui Silva.
É com este historial que olhamos agora para este “Road to Paris”, que determina que atletas são elegíveis de participar nos Jogos, embora a palavra final da sua participação seja dada pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Quatro atletas conseguiram marcas de qualificação direta: João Coelho, nos 400 metros, Isaac Nader, nos 1 500 metros, Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e Ana Cabecinha, nos 20 km marcha.
Depois deles, na segunda forma de qualificação, estão 21 atletas dentro da quota dos “World Ranking”. Em femininos estão nesse patamar as atletas Lorene Bazolo (100 e 200 metros) e Arialis Martinez e Rosalina Santos (100 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Salomé Afonso (1 500 metros), Mariana Machado (5 000 metros), Fatoumata Diallo (400 m barreiras), Jessica Inchude e Eliana Bandeira (lançamento do peso), Liliana Cá e Irina Rodrigues (lançamento do disco), Susana Godinho Santos (maratona) e Vitória Oliveira (20 km marcha).
Em masculinos, estão nas respetivas quotas os atletas Pedro Buaró (salto com vara), Tiago Pereira (triplo-salto), Francisco Belo e Tsanko Arnaudov (lançamento do peso), Emanuel Sousa (lançamento do disco), Samuel Barata e Rui Pinto (maratona) e João Vieira (20 km marcha).
Também está dentro da quota a estafeta mista de 4×400 metros, disciplina em que Portugal tem uma equipa que já tem três atletas dentro das quotas das provas individuais, somando-se mais um ou dois outros elementos.
No total estão 25 a 27 atletas elegíveis para competir em Paris, sendo que outros se poderão juntar ao longo de uma época que verá, certamente, muitas alterações nas listas de elegibilidade.