A Federação Portuguesa de Basquetebol divulgou o nome das 14 jogadoras escolhidas para a seleção feminina que vai representar Portugal na primeira janela de qualificação rumo ao Women’s EuroBasket 2025, prova que decorre, pela primeira vez, em quatro países: Chéquia, Alemanha, Grécia e Itália.
Inserido no Grupo G com as equipas da Sérvia, Ucrânia e Macedónia do Norte, a equipa das Quinas começa a qualificação em casa ao receber a Macedónia do Norte em Matosinhos, dia 9 de novembro, pelas 20h30, no CDC Matosinhos. Já a segunda jornada, agendada para dia 12, frente à Ucrânia, será jogada em Riga, na Letónia.
Para dar início a esta qualificação, o selecionador nacional Ricardo Vasconcelos, chamou Ana Carolina Rodrigues (Basket Namur Capitale (Bélgica), Carolina Cruz (Benfica), Joana Soeiro (Embutidos Pajariel Bembibre PDM-Espanha), Josephine Filipe (Alter Enersun Al-Qázeres Extremadura-Espanha), Laura Ferreira (Basket Club Montbrison Féminin-França), Maianca Umabano (GDESSA), Márcia da Costa Robalo (GDESSA), Maria Correia (Hozono Global Jairis-Espanha), Maria Kostourkova (Inexio Royals Saarlouis-Alemanha), Mariana Silva (Picken Claret-Espanha), Marta Martins (Benfica), Simone Costa (Giro Live Panthers-Alemanha), Sofia da Silva (Lointek Gernika Bizkaia-Espanha) e Susana Carvalheira (CU Sportiva).
Entretanto, O Benfica viajou até à Bélgica para enfrentar o Basket Namur Capitale na 4ª jornada da fase de grupos da EuroCup Women. Apesar da réplica lusa, o triunfo ficou em território belga por 73-59.
Os minutos iniciais foram equilibrados ainda que com algum ascendente por parte da formação da casa, comandada pelo técnico português, José Araújo. Com o decorrer do primeiro tempo a vantagem do emblema belga foi aumentando e ao intervalo firmava-se em oito pontos (32-24). Contudo, a ida ao balneário surtiu efeito na formação liderada por Eugénio Rodrigues e as “águias” entraram para o terceiro quarto com nova intensidade, não demorando a colocar a partida a uma posse de bola de distância (32-29).
Após um período de aproximação e reequilíbrio, que durou até aos últimos três minutos do quarto, o Namur, onde atua a internacional portuguesa, Carolina Rodrigues (13pts, 1res, 5ast), voltou a criar um pequeno fosso que lhe permitiu controlar os derradeiros dez minutos, gerindo as investidas “encarnadas” até final.
Keilanei Cooper (14pts, 7res, 3rb, 1dl) foi a melhor marcadora nas “águias”, seguida por Marta Martins (9pts, 6res, 4ast, 3rb), Artémis Afonso (9pts) e Isabela Jourdain (9pts, 6res).
Na competição masculina, o Sporting mediu forças com o Balkan Botevgrad em jogo a contar para a fase de grupos da FIBA Europe Cup, num embate que não correu de feição para o emblema português, a vitória sorriu à equipa da casa por 81-70.
Os comandados de Pedro Nuno Monteiro entraram melhor e terminaram o primeiro quarto a vencer por 22-20, mas o segundo período acabou por ser decisivo.
Com um parcial de 31-11, o Balkan distanciou-se no marcador e ao intervalo vencia por 51-33. Apesar das tentativas de reação por parte da formação lusa, que conseguiu reduzir a diferença, o ritmo mantinha-se o mesmo e a equipa da casa celebrou o triunfo diante os seus adeptos.
Edward Ekiyor (24pts, 8res, 1dl) e Ron Curry (18pts, 4res, 4ast, 8rb) foram os mais esclarecidos no emblema “leonino”, que volta a entrar em campo dia 8 de novembro frente ao Arconic-Alba Fehervar.
Na mesma competição, o FC Porto derrotou (84-67) o Manisa (Turquia) e, para a Liga dos Campeões, o Benfica venceu (94-72) o PAOK (Grécia).