Organizados pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Repsol, os Prémios Ciências do Desporto 2022/2023 distinguiram os trabalhos científicos das categorias “Treino Desportivo”, “Psicologia e Pedagogia do Desporto” e “Medicina do Desporto”.
“Recordo que este projeto foi criado com o objetivo de tirar da escuridão as ciências do desporto e, sobretudo, de lhe dar autonomia como objeto científico das áreas em que estavam colonizadas, designadamente, as ciências da saúde. O propósito destes prémios é resgatar essa autonomia e dar-lhe um conhecimento próprio no contexto científico e tratá-la como deve ser tratada. Estamos gratos por este nosso propósito ter tido ao longo dos anos um tão significativo sucesso”, salientou José Manuel Constantino, Presidente do COP.
Tiago Barbosa, Presidente do Júri e representante da Comissão da Ciência e Desenvolvimento do COP, abordou as categorias do Prémios: “As ciências do desporto são uma área de investigação aplicada. Portugal tem a visão de ser uma economia alavancada no desenvolvimento e na inovação. Se queremos ser alavancados na tecnologia, no desenvolvimento, também temos de fazer a mesma com as ciências do desporto. Proponho que se trabalhe na evolução desportiva, que seja prática e aplicável aos atletas, treinadores, staff, árbitro.”
“Quero dar os parabéns aos premiados, mas também à Repsol e ao COP por terem esta iniciativa. É muito importante premiarmos a meritocracia como forma de estimular boas práticas e incentivar mais investigadores, sem vergonha de premiar a quem se valoriza. Este prémio tem verificado um aumento constante e significativo no número de candidaturas, indicador revelador do contributo desta iniciativa para a valorização do estudo das problemáticas do desporto e análise de dados essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional”, afirmou Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Armando Oliveira, Administrador da Repsol Portuguesa, realçou a importância da parceria com o COP no desenvolvimento do projeto. Também presente na cerimónia esteve o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
Após a abertura, Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, conduziu a conferência “A dúvida – fonte principal do conhecimento”, com apresentação de João Paulo Vilas-Boas, Vice-presidente do COP.
No final da cerimónia, João Paulo Vilas-Boas anunciou as áreas a concurso da próxima edição dos Prémios Ciências do Desporto: “Economia, Direito e Gestão do Desporto”, “História e Sociologia do Desporto” e “Fisiologia e Biomecânica do Desporto”. As candidaturas estarão abertas até fevereiro do próximo ano.
Os vencedores e as menções honrosas atribuídos pelo Júri a cada uma das categorias dos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL, edição 2022/2023 foram os seguintes:
TREINO DESPORTIVO – Vencedora: Susana Póvoas, com o título “TECHNICAL MATCH ACTIONS AND PLASMA STRESS MARKERS IN ELITE FEMALE FOOTBALL PLAYERS DURING AN OFFICIAL FIFA TOURNAMENT”
Autores: Susana Póvoas, António Ascensão, José Magalhães, Pedro Silva, Håvard Wiig, Truls Raastad, Carlo Castagna e Helena Andersson
Menções Honrosas – Eduardo Abade, com o titulo: “USING DEADLIFTS AS A POST-ACTIVATION PERFORMANCE ENHANCEMENT STRATEGY IN WARM-UPS IN FOOTBALL”
Autores: Eduardo Abade, João Brito, Bruno Gonçalves, Luís Saura, Diogo Coutinho, Jaime Sampaio
-Filipe Manuel Clemente: Título “CAN HIGH-INTENSITY INTERVAL TRAINING AND SMALL-SIDED GAMES BE EFFECTIVE FOR IMPROVING PHYSICAL FITNESS AFTER DETRAINING? A PARALLEL STUDY DESIGN IN YOUTH MALE SOCCER PLAYERS”
Autores: Filipe Manuel Clemente, Yusuf Soylu, Ersan Arslan, Bulent Kilit, Joel Garrett, Daniel van den Hoek, Georgian Badicu and Ana Filipa Silva
PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DO DESPORTO
Vencedor
-Cristiana Mercê, com o título “LEARNING TO CYCLE: A CONSTRAINT-LED INTERVENTION PROGRAMME USING DIFFERENT CYCLING TASK CONSTRAINTS
Autores: Cristiana Mercê, Keith Davids, David Catela, Marco Branco, Vanda Correia & Rita Cordovil
Menções Honrosas
-Vasco Bastos, cm o titular: “SET TO FAIL: AFFECTIVE DYNAMICS IN A RESISTANCE TRAINING PROGRAM DESIGNED TO REACH MUSCLE CONCENTRIC FAILURE2
Autores: Vasco Bastos, Ana Jesus Andrade, Filipe Rodrigues, Diogo Monteiro, Luís Cid, Diogo Santos Teixeira
-João Martins
Título: “PARTICIPATION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES AND HEALTH-RELATED BEHAVIOURS AMONG ADOLESCENTS FROM 67 COUNTRIES”
Autores: João Martins, Adilson Marques, Élvio Rúbio Gouveia, Francisco Carvalho, Hugo Sarmento, Miguel González Valeiro
MEDICINA DO DESPORTO
Vencedor: Catarina Pereira
Título: DYNAMIC PERFORMANCE-EXPOSURE ALGORITHM FOR FALLING RISK ASSESSMENT AND PREVENTION OF FALLS IN COMMUNITY-DWELLING OLDER ADULTS
Autores: Catarina Pereira, Hugo Rosado, Gabriela Almeida, Jorge Bravo
Menções Honrosas
-Hélder Dores
Título: “CARDIAC REMODELING INDUCED BY EXERCISE IN CAUCASIAN MALE MASTER ATHLETES: A CROSS-SECTIONAL STUDY”
Autores: Hélder Dores, Pedro de Araújo Gonçalves, José Monge, Nuno Cardim
-Pedro Antunes
Título: “EFFECTS OF EXERCISE TRAINING ON CARDIAC TOXICITY MARKERS IN WOMEN WITH BREAST CANCER UNDERGOING CHEMOTHERAPY WITH ANTHRACYCLINES: A RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL”
Autores: Pedro Antunes, Ana Joaquim, Francisco Sampaio, Célia Nunes, António Ascensão, Eduardo Vilela, Madalena Teixeira, Andreia Capela, Anabela Amarelo, Cristiana Marques, Sofia Viamonte, Alberto Alves, Dulce Esteves
Os Prémios Ciências do Desporto são uma iniciativa do COP, criada em 2014, com o objetivo de valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.
Ao longo das seis edições já realizadas foram submetidos a concurso 265 trabalhos de investigação. A presente edição demonstrou um forte crescimento no número de candidaturas (87), aumento que segue em linha com anteriores edições: 61 trabalhos, em 2019, e 71, em 2020/21.
O trabalho vencedor em cada uma das áreas temáticas recebeu um prémio monetário de cinco mil euros, e cada uma das menções honrosas um diploma.