Rochele Nunes (+78kgs) conquistou a medalha de ouro no Grand Slam Abu Dhabi 2023. A atleta lusa venceu todos os combates do dia, subindo ao mais alto lugar do pódio ao derrotar por último e por wazari, a adversária do Cazaquistão Kamila Berlikash.
Para trás ficaram Asya Tavano de Itália e Elis Startseva (AIN) que perderam por ippon. Oxana Diacenco (MDA) perdeu por wazari. Com a conquista desta medalha Rochele subirá no ranking mundial.
Patrícia Sampaio (-78kgs), por seu lado, conquistou a quinta posição. Na luta pelo bronze cedeu frente á alemã Anna-Maria Wagner. Patrícia teve como primeira adversária a australiana Maria Swan que venceu por ippon bem como a inglesa Emma Reid. Na meia-final, na luta pelo bronze, cedeu por ippon frente á italiana Alice Bellondi.
Jorge Fonseca (-100kgs) venceu por wazari o judoca Daniel Muketa (AIN – Individual Neutral Atlhete) mas cedeu por ippon frente a Aleksandar Kukolj (Sérvia).
O Grand Slam Abu Dhabi 2023 contou com a presença de 450 atletas – 277 Homens e 173 mulheres em representação de 80 países dos cinco continentes.
Portugal esteve presente com 10 atletas nos tatamis. Os judocas convocados pelos Treinadores Marco Morais e Pedro Soares foram: (-48kgs) Catarina Costa, (-52kgs) Maria Siderot, (-78kgs) Patrícia Sampaio, (+78 kgs) Rochele Nunes, (-60kgs) Rodrigo Lopes,(-73kgs) Thelmo Gomes, (-81kgs) João Fernando e Anri Egutidze e (-100kgs) Jorge Fonseca