Sábado 24 de Novembro de 0857

“Hat-trick” de Evanilson deu goleada do FC Porto na Liga dos Campeões!

20231025_205_antuerp_FCP

José Pedro Gonçalves / Jogada do Mês

Ainda que a perder no final do primeiro tempo, o FC Porto não se deixou “embalar” pelos belgas do Antuérpia, bastando, para o efeito, um “hat-trick” de Evanilson para os portistas chegarem a uma goleada (4-1), mantendo-se as portas abertas para se apurar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Entrando a pressionar alto para tentar marcar primeiro e granjear um “élan” psicológico positivo, o Shakhtar foi-se mantendo nessa luta, tendo conseguido (depois de algumas perdidas dos portistas) marcar (37’) e liderar o marcador, quando os donos da casa aproveitaram uma falha da defesa portista (Varela) para que pudesse liderar o marcador, num golo apontado por Yusuf, no que foi o melhor que se passou em campo.

Na segunda parte, coube ao FC Porto procurar dar a volta ao jogo, o que foi “canja”, porquanto no minuto inicial (46’) foi precisamente Enavilson que empatou, depois de Taremi ter recuperado a bola, cruzou para o avançado, que rematou forte e a passar por debaixo do corpo do guardião da equipa belga.

Entrando em “velocidade de cruzeiro”, a equipa portista passou para a frente do marcador, depois de João Mário driblar um adversário e endossar a Eustáquio, que não se fez rogado e atirou para a reviravolta no marcador.

Com o jogo a decorrer de forma mais equilibrada, o FC Porto chegou aos 3-1 depois de João Mário ter cruzado para o lado contrário do ataque e fazer chegar a bola a Pepê, que amorteceu para entregar a Evanilson bisar (69’), colocando a equipa nortenha com dois golos de vantagem.

A acusar o esforço de uma maior posse de bola (54/46%), o Antuérpia foi decaindo e o FC Porto aproveitou para fixar o resultado em 4-1, quando o mesmo Evanilson consolidou um “hat-trick” que deu lugar à goleada.

Nos remates, registou-se um empate (11-11), dos quais 2-7 para a baliza, comprovando a maior empatia dos portistas pelos golos, numa posse de bola de 55/45% para o Antuérpia.

Com esta vitória, o FC Porto ficou mais “aliviado”, o Barcelona (que venceu o Shakhtar, da Ucrânia, por 2-1) fez o pleno da primeira volta 9 pontos, seguindo-se o Porto (6), Shakhtar (3) e Antuérpia (0).

A próxima ronda, a abrir a segunda volta da fase de grupos, terá lugar em 7 de Novembro próximo, com os jogos Shakhtar-Barcelona e FC Porto-Antuérpia.

Sporting para somar pontos frente ao Czestochowa

Esta quinta-feira, a equipa de Ruben Amorim vai ter oportunidade de poder conquistar mais três pontos, se conseguir vencer a formação local do Czestochowa, o que será muito importante para a continuação dos sportinguistas na competição.

O grupo é liderado pelos italianos do Atalanta, com 6 pontos – que esta quinta-feira recebe o Sturm – que soma três pontos, tal como o Sporting, estando o Czestochowa com zero pontos.

Para que Portugal não desça mais no ranking (as derrotas do Benfica e do Braga complicaram), o que vai ter influência negativa para a próxima época em que Portugal terá apenas um clube na Liga dos Campeões.

 

© 0858 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.