Fernando Pimenta foi distinguido, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, distinção que se destina a “galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”.
Se bem que distinga o campeão do Mundo de Canoagem, em K1 1000m (este ano), recorde-se que Fernando Pimenta é o desportista português, a nível olímpico, mais medalhado, pelo que a distinção se encaixa perfeitamente, se bem que se fosse galardoado com o título de Comendador também não ficaria mal, face a esse desiderato das medalhas conquistadas ao longo de uma longa carreira e que ainda não terminou.
Hélio Lucas Araújo foi eleito Comendador da Ordem do Mérito, por “serviços meritórios praticados” que revelaram “abnegação em favor da coletividade”, como se pode ler na página das Ordens Honoríficas Portuguesas.
A cerimónia decorreu no Palácio de Belém e à qual assistiu o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, e o presidente do Benfica, Rui Costa.
A acompanhar Fernando Pimenta e Hélio Lucas Araújo estiveram também Marco Alves (diretor), Catarina Monteiro, Filipe Jesus e Pedro Roque (diretor desportivo), do Departamento de Missões e Preparação Olímpica do COP, e também a presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, entre outros.