Terça-feira 01 de Novembro de 9927

Vasco Vilaça venceu Taça do Mundo de Roma

Triatlo-TaçaMundo-09-10-2023

Federação Triatlo Portugal

Vasco Vilaça venceu a Taça do Mundo disputada em Roma, com o jovem português a terminar os 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 53 minutos e 29 segundos.

Vilaça deixou o belga Arnaud Mengal a quatro segundos e alemão Simon Henseleit a seis.

Depois de um ano em que disputou o título mundial até à última prova, Vasco Vilaça terminou com chave de ouro a época de 2023 e já tem os olhos postos nos Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano.

No final, o triatleta luso referiu que “depois de uma prova menos conseguida em Pontevedra, vencer aqui em Roma deu-me um boost de felicidade e confiança no trabalho que tenho feito. A época foi muito boa, cheia de triunfos, muitos pódios nas etapas do Campeonato do Mundo. Claro que uma prova menos conseguida no final pode deixar algumas dúvidas, mas, chegar aqui e conseguir vencer a Taça do Mundo, dá-me confiança e uma felicidade enormes, bem como motivação para continuar a trabalhar como tenho trabalhado. Se tudo correr bem, espero entrar no próximo ano na reta final da qualificação olímpica na melhor forma que conseguir e sonhar com chegar a Paris nas minhas melhores capacidades e poder representar o país na melhor maneira possível”.

Entretanto, o triatleta português João Nuno Batista, ainda Júnior, garantiu a medalha de prata na Taça da Europa/Campeonato do Mediterrâneo, disputada na cidade espanhola de Ceuta.

João Nuno Batista chegou ao fim com o tempo de 54.39 minutos, apenas dois segundos depois do vencedor, o francês Antoine Duval, e com seis segundos de vantagem para o terceiro, o também francês Boris Pierre.

Dos restantes portugueses em prova, João Mansos foi 18º, Miguel Tiago Silva 21º, Gonçalo Oliveira 43º, André Dias 47º e Tiago Fonseca 56º.

Na prova feminina, que teve vitória da italiana Beatrice Mallozi, Inês Rico foi a melhor portuguesa, ao ser 24ª, enquanto Inês Oliveira terminou três posições abaixo.

Por outro lado, Filipe Marques venceu a Taça do Mundo de Paratriatlo, em Alhandra, ao terminar com o tempo de 56.11 minutos, 43 segundos de avanço para o segundo, o húngaro Bence Mocsari.

Com este triunfo na classe pts5, Marques repetiu a vitória alcançada na época passada e deu um passo importante na corrida a um apuramento inédito para os Jogos Paralímpicos Paris2024.

Marques deixou o húngaro Mocsari a 43 segundos e o turco Ugurcan Ozan a 2.01 minutos, numa prova e que o outro português presente, José Freire, foi 10º.

“Este é um dia que ficará marcado no triatlo em Portugal. Duas vitórias em taças do mundo no mesmo dia é algo inédito e que vai marcar este dia para sempre para a federação e para a modalidade”, disse Sérgio Dias, presidente da Federação Portuguesa de Triatlo.

O dirigente realçou este segundo triunfo de Marques em Alhandra, que abre boas perspetivas para Paris.

© 9928 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.