As inscrições para as corridas EDP Maratona de Lisboa (42 km) e Luso Meia Maratona (21 km) estão quase esgotadas! A pouco menos de uma semana da realização das provas – 8 de outubro – faltam apenas 500 inscrições para o fecho.
Os 42 quilómetros, com partida às 8H00 horas, e com passagens pelos concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa, fecham as suas inscrições nos 6.000 atletas. Já os 21 quilómetros, que se iniciam às 10h30 na Ponte Vasco da Gama em conjunto com a prova não competitiva de 8 quilómetros, encerram as vagas nos 16.000 inscritos. O Maratona Clube de Portugal alerta assim os interessados para procederem à sua inscrição com a maior brevidade possível através do site oficial.
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa irá dar o tiro de partida na Ponte Vasco da Gama aos participantes da meia maratona e da prova não competitiva de 8 km, antes de também se lançar à estrada para correr até ao Parque das Nações. Após a sua chegada, irá deslocar-se para Praça do Comércio para participar na cerimónia de entrega de prémios aos atletas de elite, entre as 11h30 e as 12h00.
No pelotão que se apresentará a 8 de outubro há atletas representantes de mais de 400 clubes/grupos de corrida. Mais de 8.500 dos participantes são estrangeiros, oriundos de 96 países diferentes. No top-5 deste particular estão Reino Unido, Espanha, França, Itália e Alemanha. Na divisão por género, os dados concluem que 38% dos participantes são mulheres e 62% são homens.
A 6 de outubro, sexta-feira, decorrerá a conferência de imprensa que antecede as corridas, já com a presença dos atletas de elite estrangeira em Portugal. A esse propósito, Carlos Moia revelou um objetivo da organização, afirmando que “estamos a preparar-nos para bater o recorde do percurso no setor feminino. Claro que estamos sempre condicionadas pelas condições climatéricas, mas no que depende do nível das atletas, temos fortes probabilidades de o conseguir”.
Ambas as provas (42 km e 21 km) terminam na emblemática Praça do Comércio, em Lisboa, e têm transmissão em direto na RTP1 e RTP Internacional, numa emissão contínua entre as 08h00 e as 11h30, que chegará a mais de 200 milhões de telespectadores.