Maria Tomé esteve sempre na discussão da prova, que só ficou decidida no sprint final já na carpete azul, depois de uma atuação irrepreensível de princípio a fim.
No Campeonato do Mundo de Triatlo feminino, a jovem Maria Tomé esteve brilhante para conquistar o segundo lugar na categoria de Sub23.
Na finalíssima de elites femininas, Melanie Santos classificou-se na 25ª posição, somando valiosos pontos para a qualificação olímpica, permitindo-lhe subir seis posições no ranking de qualificação olímpico.
Na prova masculina, Pontevedra (Espanha) foi o palco escolhido para a finalíssima do Campeonato Mundial de Triatlo, com Vasco Vilaça a classificar-se em 15º lugar. Com este resultado Vasco Vilaça termina o Campeonato do Mundo na 4º posição.
O triatleta português esteve sempre no grupo que liderava a prova e, até meio do segmento de corrida, fez todos os Portugueses sonhar com o título mundial. No final, Dorian Coninx foi mais forte e acabou por levar o título mundial para França.
Ricardo Batista, o outro triatleta português em prova, esteve também em grande plano, e com um brilhante trabalho no segmento de ciclismo, veio a terminar em 14º lugar, somando importantes pontos para a qualificação olímpica.
No Campeonato do Mundo de Paratriatlo, Filipe Marques classificou-se no 9º lugar. O paratriatleta português começou a prova com um bom segmento de natação, mas uma penalização no segmento de ciclismo acabou por condicionar o seu resultado final.