Quarta-feira 23 de Outubro de 2024

Nacional de Estrada em Viana do Castelo neste sábado

Atl-NacionalEstrada-22-09-2024

FPAtletismo

Viana do Castelo e a Corrida da Ponte acolhem a 30ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.

A competição, que inclui também os nacionais de estrada da ANAV (veteranos) e de desporto adaptado, tem cerca de um milhar de inscritos, destacando-se entre eles todos os atletas que subiram aos pódios absolutos na 29ª edição que também se realizou no Minho, em Joane. Rui Pinto (Sporting), Bernardo Rocha (Salgueiros) e Lucas da Silva (Sporting) voltam a lutar pelo título de campeão de Portugal, sendo que Rui Pinto já o conseguiu em duas ocasiões, ao invés dos seus adversários.

Em femininos, também o pódio de 2022 se encontra entre as inscritas e partem de novo como favoritas para chegaram às posições cimeiras, sendo que todas (Solange Jesus (Feirense), Ana Mafalda Ferreira (Sporting) e Catarina Ribeiro (Sporting) podem conseguir o segundo título das suas carreiras. Contudo, há outros nomes a ter em conta para chegarem nas posições de topo, como Jessica Augusto, Mariana Machado, Lia Lemos todas do Sporting de Braga. Susana Cunha (Águeda), Sara Moreira e Susana Godinho (ambas do Feirense) são nomes que, habitualmente, lutam pelo top-10.

Ainda no campo individual, duas atletas estrangeiras constam nas inscrições e podem lutar pelos lugares cimeiros a etíope Meselu Kahsay (Sporting de Braga) e a queniana Fancy Cherono (Sporting), uma vez que estes campeonatos também atribuem títulos coletivos, podendo pontuar um atleta estrangeiro por clube. Assim, a luta pelo título coletivo em femininos está em aberto para as equipas do Sporting, Recreio de Águeda e Feirense, os três primeiros em 2022, e o Sporting de Braga.

Em masculinos, os dois primeiros do ano passado – Sporting e Sporting de Braga – voltam a apresentar-se coletivamente, mas o Recreio de Águeda (terceiro em 2022) apenas tem um atleta, pelo que tudo está em aberto para um pódio renovado em Viana do Castelo.

No historial da competição, em masculinos, a equipa da Conforlimpa é quem tem maior número de títulos (11), à frente de Benfica (7) e Sporting (5). Individualmente, Eduardo Henriques conta com cinco títulos (obtidos em três clubes diferentes: Maratona, Gémeos Castro e Conforlimpa), seguido de Luís Jesus e Rui Pedro Silva (ambos com três).

Em femininos, o clube mais campeão é o Maratona, com 13 triunfos, seguido de Sporting (6) e Sporting de Braga (5). Individualmente, as mais campeãs são Dulce Félix (cinco títulos em dois clubes: Maratona e Benfica) e Inês Monteiro (cinco títulos em três clubes: JOMA, Maratona e Sporting), seguidas de Jéssica Augusto e Sara Moreira (três títulos cada).

Os Campeonatos Nacionais de Estrada têm a primeira partida (femininos) marcada para as 10h10 do próximo domingo (24 de setembro), com a segunda partida a ser dada às 10h30 (masculinos), sendo que esta comporta três zonas de partida para os diversos níveis dos atletas inscritos.

Maratonistas no europeu da prova para surdos, em Odense (Dinamarca)

Os dois maratonistas portugueses presentes são Ricardo Gomes (Feirense), atleta que tem a marca de 2h48m05s, e Rui Rodrigues (Associação Jorge Pina), que tem como melhor a marca de 2h59m53s.

Os atletas estão enquadrados pelo técnico Luís Ginja.

A maratona realiza-se no próximo domingo, com partida marcada para as 10 horas locais (9 horas em Portugal), anunciando a organização que pode aceder-se às ligações de streaming e livetracking pela página www.hcamarathon.com.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.