Este sábado é dia de decisões no Campeonato do Mundo de Triatlo, em Pontevedra, Espanha, com Vasco Vilaça a partir para a final no 3º lugar da classificação geral, em condições de discutir o título com o britânico Alex Yee (1º, 3498,67 pontos) e o neozelandês Hayden Wilde (2º, 3441,72), prova marcada para as 16h20.
Para além de Vilaça (que soma 3283,76 pontos) também estará presente Ricardo Batista, que está no 47º lugar da classificação, com 628,24 pontos.
Na competição feminina de elites, domingo, às 15h45, Melanie Santos, atual 38ª, com 851.95 pontos é a principal triatleta portuguesa, com Maria Tomé a entrar na prova destinada ao escalão sub-23 (é 63ª na classificação geral de elites), também no domingo, às 13h00.
No Breaking, as b-girls Vanessa Marina e Catarina Ferreira e os b-boys Diogo Oliveira e Alexander Ponevezhskiy são os portugueses que vão disputar o Campeonato do Mundo de Breaking em Leuven, na Bélgica, sábado e domingo, com uma vaga olímpica atribuída aos dois vencedores.
No ciclismo, chega ao fim o Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada, com a participação na prova de fundo feminino no sábado, e de Nelson Oliveira, Rui Oliveira, Ivo Oliveira, Iúri Leitão, André Carvalho e João Matias, na corrida masculina, no domingo.
No Judo, este sábado, no Grand Slam Baku, no Azerbaijão, João Fernando (38º) enfrenta Nicon Zaborosciuc (85º), da Moldova, nos -81 kg, e Bárbara Timo (9ª) tem como adversária na 1ª ronda a croata Katarina Kristo (29ª), nos -63 kg.
No domingo, Rochele Nunes (15ª) ficou isenta na 1ª ronda e aguarda adversária para a 2ª ronda, na categoria de +78 kg. Jorge Fonseca (14º) também começa a combater na 2ª ronda dos -100 kg, mas já sabe que o cazaque Bekarys Saduakas (53.º) será o seu adversário.
No Ténis, Nuno Borges joga este sábado a passagem às meias-finais frente ao britânico Julian Cash e ao australiano Robert Galloway. Quem também vai entrar em ação no torneio chinês, mas ainda na ronda de 16 (nos pares), é Francisco Cabral, em dupla com o brasileiro Rafael Matos, para defrontar os australianos Christopher O’Connel e Aleksander Vukic.
Entretanto, João Sousa tem agendada a participação no Braga Open.
No Tiro com Armas de Caça, Inês Barros, Ana Rita Rodrigues, João Paulo Azevedo, Armelim Rodrigues e José Bruno Faria participam a partir de sábado no Europeu de Tiro com Armas de Caça, em Osijek, na Croácia, onde duas quotas olímpicas – uma em cada género – estão em disputa.
Inês Barros e Ana Rita Rodrigues atiram na prova individual feminina e na de equipas mistas, a primeira a fazer dupla com João Paulo Azevedo – que também participa individualmente e na prova de equipas masculinas – e a segunda com Armelim Rodrigues, que faz também o pleno, a atirar individualmente e na competição de equipas masculinas. José Bruno Faria atira na prova individual e na de equipas masculinas.