Depois de vencerem o Valongo e o Oliveirense, as equipas do Sporting e do Benfica apuraram-se para as meias-finais da Elite Cup em hóquei em patins que esta sexta-feira se iniciou no Pavilhão Municipal de Tomar.
No encontro inaugural, o Benfica venceu (3-1) o Hóquei de Braga SAD garantindo a presença na meia-final. Depois de uma primeira parte equilibrada, o Benfica chegou ao golo, ao minuto 15, por Roberto di Benedetto, resultado que permaneceu inalterado ao intervalo.
No segundo tempo os minhotos não converteram o livre direto por azul mostrado a Nicolía, mas chegaram ao empate no minuto seguinte, com o golo de Vítor Hugo com assistência de Pedro Mendes. A seis minutos para o fim, Nicolía marcou o segundo das águias e Di Benedetto bisou para o 3-1 final.
No segundo jogo, o Sporting venceu o Valongo/Colquímica por 4-2, tornando-se na segunda equipa apurada para as meias.
Os leões entraram determinados, ditando o ritmo de jogo e, ao intervalo, venciam por 2-0, com golos de Toni Perez e João Souto.
No segundo tempo, os valonguenses reduziram com golo de João Almeida, ao minuto 20 (2-1), mas o Sporting dilatou a vantagem no marcador com mais dois golos de Alessandro Verona e Rafa Bessa. A três minutos do fim, Francisco Silva fechou o resultado nos 4-2.
No terceiro jogo, a Oliveirense, ao bater (3-2) o Oquei de Barcelos, carimbou a presença na meia-final.
O marcador a zeros ao intervalo refletiu uma primeira parte equilibrada. No segundo tempo, Alvarinho marcou o primeiro, de livre direto na sequência de azul mostrado a Diogo Abreu. Ainda o Barcelos festejava quando Lucas Martínez empatou, no mesmo minuto. O camisola 27 bisou para o 2-1, ao minuto 17 e Alvarinho restabeleceu o empate, três minutos depois. Diogo Abreu, fechou a contagem, quando faltavam quatro minutos para o apito, com o terceiro para a Oliveirense.
No último encontro, deste primeiro dia da primeira prova oficial da época, o Sporting Tomar/IPT venceu o FC Porto/Fidelidade (3-2), eliminando desta forma os dragões da competição.
A equipa anfitriã da prova marcou, ainda não tinha sido cumprido um minuto de jogo (57 segundos), por Tato Ferruccio (0-1). O Tomar defendeu bem e criava dificuldades aos nortenhos em penetrar na área ribatejana. O empate acabou por surgiu por intermédio de Tomas Mena, ao minuto 12, mas na resposta, Filipe Almeida restabeleceu a vantagem tomarense antes do intervalo (1-2, minuto 11).
No tempo complementar os dragões foram obrigados a patinar atrás do resultado, mas acabaram por sofrer o 1-3, de penálti convertido por Guilherme Silva. Tomas Mena ainda reduziu para o 2-3, mas o FC Porto não consegui dar a volta ao resultado até ao final.
O Benfica-Oliveirense/Simoldes joga-se este sábado (14h30) e o Sporting-Sporting de Tomar terá lugar pelas18 horas, com a final marcada para domingo (15h).