A equipa feminina de Andebol de Praia conquistou, esta quarta-feira, a medalha de bronze nos Jogos do Mediterrâneo de Praia Heraklion 2023 depois de vencer a Itália por 2-0 (24-16, 20-12) na discussão pelo 3º e 4º lugar.
Portugal controlou a primeira parte com a vantagem a variar entre os dois e os quatros pontos até aos sete minutos, altura em que a diferença cresceu e as comandas de Agustín Rodriguez fecharam o 1-0 (24-16).
Com a medalha mais perto, a equipa portuguesa entrou determinada e impôs o seu domínio, criando uma vantagem de oito pontos que deixou Itália longe da igualdade na partida. A segunda parte terminou 20-12 (2-0) e a medalha ficou para Portugal.
O destaque ofensivo para Portugal foi Sara Pinho, com 20 pontos marcados e uma taxa de concretização de 100%. Daniela Mendes contribuiu com 10 pontos, Joana Delgado com oito, Sofia Gonçalves com quatro e Maria Marques com dois. Nota ainda para o papel defensivo de Sofia Rego na baliza.
Para Catarina Cunha “primeiro é um sentimento agridoce porque sabíamos que éramos capazes de chegar a uma final, mas estamos muito felizes porque o bronze é uma medalha para o nosso país, é uma medalha para nós, para a família. Estamos muito contentes com esta medalha, fruto também do apoio incondicional de toda a gente e nós sentimos isso”.
Helena Corro foi mais expansiva e referiu que “é indescritível porque nós trabalhámos muito para estar aqui o ano todo. Se calhar não conseguimos dar tudo em todos os jogos porque somos uma equipa ainda bastante jovem, temos elementos novos na equipa que veio aqui, mas o 3º lugar é um sabor para recordar por muitos anos. Por nós, por quem está cá, por quem está em casa a apoiar e a torcer por nós.”