A seleção nacional de Sub-19 entrou determinada no primeiro jogo do europeu, que decorre na Suíça até ao próximo sábado.
Com o resultado de 13-1 a começar a ser construído aos três minutos, com golo assinado por Viti Oliveira, Portugal foi dilatando naturalmente e chegou ao intervalo a vencer por 6-0.
No início da segunda parte a Inglaterra marcou o único golo da partida (6-1), mas a seleção continuou a impor o seu jogo, fechando o resultado nos 13-1.
Marcaram por Portugal Viti Oliveira (4), Martim Costa (4), Diogo Lemos (2), João Pereira, Henrique Vigário e Gonçalo Machado.
No final do jogo, o capitão Viti considerou que “foi uma entrada bastante positiva com o patim direito, porque conseguimos trabalhar as situações que treinámos durante estas semanas de preparação e correu bem. Agora é focar no próximo jogo”.
Sobre a segunda partida de amanhã, frente à seleção austríaca, Viti espera “um jogo em que claramente somos favoritos”, tendo adiantado que “a equipa está na Suíça para ganhar, para fazer o nosso trabalho e conquistar mais esses três pontos”.
O selecionador nacional, Vasco Vaz, explicou que este primeiro jogo “é sempre uma partida complicada, de adaptação à pista, que é diferente daquelas a que os atletas estão habituados e à qual têm de se adaptar”.
Vaz acrescentou ainda que “foi um jogo tranquilo e que, apesar de não ter sido uma grande exibição, foi uma vitória bem conseguida e são três pontos que somamos, porque o objetivo é ganhar o grupo vencendo estes três jogos”.
Sobre o encontro de amanhã, com a Áustria, o selecionador referiu que “é outro adversário que não conhecemos, mas de certeza que vai ser mais um jogo complicado, ainda que saibamos que não tem grande equipa, mas vamos encarar com seriedade, respeitando a Áustria e vamos tentar fazer um jogo idêntico a este, talvez um bocadinho melhor”.
Na quarta-feira, o jogo é contra a Suíça.
Portugal e Suíça somam seis pontos, contra 0 da Áustria e Inglaterra.
Todas as partidas serão transmitidas ao vivo pela WSETV europe.worldskate.tv.