Nos primeiros dias do Campeonato da Europa de SUDS – atletas portadores de Síndrome de Down – os atletas portugueses conquistaram 23 medalhas, nas competições de várias modalidades, que decorrem na cidade italiana de Pádua.
No atletismo, 11 foram as medalhas alcançadas pela seleção FPA / ANDDI, sendo duas de ouro, oito de prata e uma de bronze.
O ouro foi alcançado por Isabela Santos nos 1.500m (T21) e por Francisco Gouveia nos 800m (Mosaico); a prata por Maria Vicente nos 100m (T21), por André Silva nos 800m marcha (T21), por Maria Luísa Câmara nos 800m marcha e no disco (T21), por Francisco Gouveia nos 1.500m (Mosaico), por Bruno Leitão no disco (T21) e nas estafetas masculinas (Paulo Henriques, Nuno Fernandes, Nelson Silva e Luís Gonçalves) e feminina (Ana Alexandrino, Jennifer Nogueira, Isabela Santos e Maria Vicente) dos 4x100m; o Bronze foi através de Luís Gonçalves nos 100m (T21).
Quanto à natação, a seleção nacional FPN arrecadou 11 medalhas: Ouro por João Vaz nos 100m Bruços, por Vicente Pereira nos 200m Livres e nos 50m Mariposa e na estafeta 4x100m composta por André Almeida, João Vaz, Vicente Pereira e Diogo Matos; prata através de Matilde Gaspar nos 100m Bruços, de Diogo Matos nos 100m Bruços, de Francisco Montes nos 800m Livres e da estafeta mista dos 4x100m composta por Diana Torres, João Vaz, Filipe Santos e Filipa Reis; bronze por André Almeida e Filipa Reis nos 800m Livres e por Diana Torres nos 50m Mariposa.
No Ténis de Mesa a dupla João Soldado Gonçalves / João Oliveira revalidou o título de campeã da Europa em Pares Masculinos.
Por equipas, a seleção nacional fez o pleno de vitórias na competição vencendo a Turquia por 3-1, a Itália por 3-0, terminando com o mesmo resultado diante da República Checa. Assim o quarteto composto por João Soldado Gonçalves, João Oliveira, João Miguel Gonçalves e Pedro Azevedo sagraram-se pela terceira vez consecutiva Campeões da Europa por Equipas.
As modalidades coletivas voltaram a ter performances distintas. A equipa de Futsal venceu o conjunto da casa por 4-2 e com este resultado ficou em 1º lugar na 1ª Fase da competição. Esta sexta-feira defronta a República da Irlanda na meia-final.
No Basquetebol, a seleção lusa teve uma dupla derrota diante da Turquia (5-18) da parte da manhã e da Hungria (20-24) da parte da tarde. Nesta sexta-feira Portugal termina a primeira fase defrontando a Itália de manhã mas já sabe que voltará a defrontar a Hungria para o Playoff de acesso ao jogo de Bronze.
São 6 as modalidades desportivas em que Portugal estará envolvido: Atletismo, Basquetebol 4×4, Futsal, Judo, Natação e Ténis de Mesa.
São expectáveis a conquista de medalhas nas seis modalidades e a obtenção de algum dos títulos coletivos em disputa uma vez que Portugal é Campeão do Mundo e da Europa em Equipas de Ténis de Mesa, Vice-Campeão da Europa de Futsal e medalha de bronze no último mundial de Basquetebol.
A organização da delegação portuguesa que inclui 70 participantes dos quais 48 são atletas é da responsabilidade da ANDDI-Portugal por mandato de competências da FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, em estreita colaboração com as Federações de Atletismo (FPA) e de Natação (FPN).