Segunda-feira 24 de Novembro de 9738

Heraklion 2023 “É uma plataforma para desenvolver os desportos de praia no nosso País”

COP-JogosMediterraneo-07-09-2023

COP

“Embora ganhar medalhas seja muitas vezes um objetivo principal, o sucesso pode abranger uma gama mais ampla de fatores, incluindo o espírito desportivo, o desenvolvimento e o impacto positivo na cultura desportiva do país e no prestígio internacional.”

E foi com o objetivo de, para além do sucesso desportivo, representar o País da melhor forma, que Catarina Monteiro, a Chefe de Missão da Equipa Portugal, anteviu a participação nacional nos III Jogos de Praia do Mediterrâneo Heraklion 2023.

Portugal estará representado por 40 atletas, uma redução em relação à participação na última edição, em Patras 2019. Ainda assim, do ponto de vista desportivo, a ambição é a mesma: “Igualar o número de medalhas conquistadas na edição anterior, não obstante participarmos com menos 13 atletas”.

A contagem decrescente para o início dos III Jogos do Mediterrâneo de Praia Heraklion 2023 entrou na fase decisiva, quando sobram apenas dois dias para a Cerimónia de Abertura na praia de Karteros, o principal local de competição da prova.

Para além da ausência da equipa masculina de Andebol de Praia, uma das medalhadas há quatros anos, o Aquatlo, que deu duas medalhas de prata, foi substituído pelo Triatle no programa desportivo, e ainda houve o cancelamento da estafeta mista de Natação de Águas Abertas, onde Portugal subiu ao mais alto lugar do pódio em Patras 2019.

Em relação à preparação, do ponto de vista do Comité Olímpico de Portugal (COP), tudo foi preparado ao pormenor, porquanto as partidas das primeiras equipas se concretizaram nesta quinta-feira.

“A preparação de qualquer missão do COP é um processo complexo e exigente que requer planeamento cuidadoso, organização e colaboração entre as diversas partes intervenientes. O objetivo final é garantir que os atletas tenham as melhores condições possíveis para representar o seu país e alcançar o sucesso nos jogos. Neste momento, já estão concluídas as fases de planeamento de viagens e apoio logístico, seleção e inscrição de atletas, distribuição de uniformes e regulamentos, composição da equipa de saúde e outras necessidades inerentes a uma missão desta natureza”, garantiu Catarina Monteiro, que este ano já chefiou a missão portuguesa ao Festival Olímpico da Juventude Europeia Maribor 2023.

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia, que se realizam pela terceira vez, recebem mais de 1000 atletas dos 26 países que pertencem ao Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo e, por essa razão, representam um marco importante no ano desportivo do COP, como explica a Chefe de Missão, ao afirmar que “a participação nestes jogos pode servir como uma plataforma para desenvolver e popularizar os desportos de praia no nosso país. Portugal deve aproveitar esta oportunidade para incentivar a participação dos jovens, identificar e fomentar talentos e desenvolver programas de base nos desportos de praia.”

As primeiras modalidades a entrar em ação são o Triatle e o Andebol de Praia, neste sábado, ainda antes da Cerimónia de Abertura.

Eis a Equipa Portugal:

Andebol de Praia (10) – Sofia Gonçalves, Catarina Teixeira, Helena Corro, Sofia Rego, Daniela Mendes, Catarina Oliveira, Sara Pinho, Joana Delgado, Maria Marques e Maria Antunes (equipa feminina)

Basquetebol 3×3

Canoagem de Mar (2) – Bernardo Pereira (MSS-1 10km) e Sara Sotero (WSS-1 10km)

Futebol de Praia (12) – Miguel Pintado, Ruben Regufe, Bruno Torres, Bernardo Santos, André Lourenço, Elinton Andrade, Leonardo Santos, Jordan Santos, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Rui Coimbra e Bernardo Lopes (equipa masculina)

Karaté de Kata Praia

Kiteboarding

Luta de Praia (2) – Leandro Gomes (70kg masculinos) e Sónia Brazio (70kg femininos)

Natação com Barbatanas

Natação de Águas Abertas (4) – Diogo Cardoso (5km), Tiago Campos (5km), Angélica André (5km) e Mafalda Rosa (5km)

Remo de Mar (2) – Gonçalo Delgado (CM1x) e Patrícia Batista (CW1x)

Ténis de Praia (4) – Henrique Freitas (pares masculinos e pares mistos), Pedro Maio (pares masculinos e pares mistos), Maria Tavares (pares femininos e pares mistos) e Manuela Cunha (pares femininos e pares mistos)

Triatle (2) – Duarte Taleigo (torneio masculino e estafeta mista) e Luísa Cunha (torneio feminino e estafeta mista)

Voleibol de Praia (2) – Hugo Campos e João Pedrosa (pares masculinos)

© 9738 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.