Portugal garantiu, esta segunda-feira, o apuramento para as meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19, ao derrotar França (5-1), em jogo referente à 2ª jornada do Grupo A da prova que se disputa em Porec (Croácia).
No outro jogo do agrupamento, Croácia e Espanha empataram a três golos. Deste modo, a Equipa das Quinas assegurou o 1º lugar do Grupo.
Portugal vai fechar a fase de grupos na quarta-feira, num encontro com a Croácia. Neste momento, a formação portuguesa lidera com seis pontos, mais quatro que a Croácia e mais cinco que Espanha e França, que se defrontam na quarta-feira. As meias-finais estão agendadas para 8 de setembro e a final será jogada dois dias depois.
Quanto à partida, a equipa francesa foi a primeira a criar perigo. Ayoub Asname quase aproveitava um erro português logo aos 2′. Bruno Maior respondeu com um remate forte no minuto seguinte e Lahcen Asname viria a somar mais uma ocasião perigosa logo de seguida. Depois, Portugal estabilizou o jogo, foi tendo maior domínio e Tomás Colaço (8′) esteve perto de marcar.
A França ia conseguindo ameaçar e, por algumas vezes, Cintra foi chamado a intervir. Aos 19′ – já depois de Ricardo Marques ter rematado com perigo – oportunidade soberana para Tomás Colaço num livre de 10 metros, após sexta falta francesa. O camisola 10 atirou ao lado da baliza adversária. A formação orientada por José Luís Mendes dominava o encontro nesta fase e só um enorme Sandro Sousa ia evitando o primeiro golo português.
Na segunda metade do encontro, Portugal entrou praticamente a vencer. Com uma jogada combinada ao primeiro toque, Tiago Macedo isolou-se e, com ajuda de um ressalto, fez o 1-0. No minuto seguinte, o mesmo Macedo atirou para o 2-0, após passe de Lúcio Rocha. No seguimento de uma bola parada, Hakan Bulbul (28′) reduziu para 2-1. Logo de seguida, Bruno Maior teve uma chance clara para marcar, mas o guardião gaulês voltou a ser preponderante.
Apesar de ter chegado às cinco faltas, Portugal aumentou a intensidade e conseguiu dilatar a vantagem. Lúcio Rocha (31′) marcou no seguimento de uma bola parada, com um remate rasteiro, Afonso Serra (32′) marcou após jogada de insistência de Pedro Marques e Rúben Carrilho (33′) fechou as contas do jogo em 5-1 e Portugal garantiu o apuramento para as meias-finais.
Portugal defronta a Croácia nas meias-finais, marcadas para quarta-feira (19h30-RTP2).