Sexta-feira 23 de Novembro de 3742

Benfica conquistou nona Supertaça de Futsal Placard ao bater o Sporting

FPF-Futsal-Supertaça-Benfica-01-09-2023

FPF

O Benfica conquistou, esta sexta-feira, a nona Supertaça de Futsal Placard ao vencer o Sporting CP por 5-4, em encontro realizado no Pavilhão Multiusos de Sines.

Num encontro em que os leões se colocaram em vantagem com três golos marcados nos cinco minutos que se seguiram ao apito inicial, Taynan (2′), Zicky (3′) e Henrique Rafagnin (5′), foi líquido pensar-se que o caminho estava “livre” para os leões obterem novo troféu.

No entanto e ainda no primeiro tempo, os encarnados conseguiu dar resposta e reduzir a desvantagem para um golo com Jacaré (12′) e Diego Nunes (17′) a marcarem os golos.

No segundo tempo, Diogo Santos (30′) fez erguer a bancada verde e branca com mais um golo na sequência de uma transição rápida. A quatro minutos do fim a vantagem leonina é reduzida pelos encarnados por Jacaré (36′) e no último minuto (39′) do tempo regulamentar Carlos Monteiro faz o empate levando o jogo para prolongamento. Jacaré faz o golo da vitória a cinquenta e cinco segundos do fim.

Para Mário Silva, treinador do Benfica, “como todas as vitórias, esta também sabe muito bem. Poder viver uma experiência com um jogo de emoção até ao fim só engrandece a modalidade. O Sporting tem uma excelente equipa, uma excelente equipa técnica, um excelente treinador e uma excelente estrutura, tal como o Benfica também tem. E nós por vezes esquecemo-nos que estes dérbis são o melhor que há no mundo nesta modalidade e perdemos mais vezes a criticar do que a enfatizar o que é bem feito.”

Acrescentou ainda que “voltámos a ver duas equipas que se equivalem muito, que estão talhadas e com uma identidade para ganhar, e apetece-me dizer que fomos melhores em tudo. Nos momentos bons e nos momentos maus. Quando estávamos a perder 0-3 tínhamos tido mais oportunidades de golo, mas o Sporting soube competir melhor que nós. Mas a partir daí transfigurámo-nos e mesmo perante várias adversidades de jogadores que não puderam jogar conseguimos vencer, apoiados por um público maravilhoso que não se cansou de nos incentivar.”

Para Nuno Dias, técnico do Sporting, “tenho que dar os parabéns ao Benfica, por ter vencido e por ter estado com uma desvantagem tão grande diante de uma equipa como o Sporting e ter ido buscar o resultado e levar o jogo para o prolongamento. O futsal é mesmo assim, os jogos nunca estão ganhos nem perdidos e hoje tivemos esse exemplo. Tivemos alguns lances em que poderíamos ter dilatado a vantagem, mas não conseguimos. O Benfica empatou e levou o jogo para o prolongamento. Nesse período, um jogo dividido e onde provavelmente uma decisão errada da minha parte acabou por decidir o vencedor. Foi uma decisão com uma boa intenção, porque os jogadores estavam muito cansados, com bastante fadiga acumulada, e senti necessidade de ter a bola, gerir a posse e tentar não fazer a sexta falta. Infelizmente as coisas não saíram como nós queríamos, mas agora é como o Totobola à segunda-feira… Pensando depois de as coisas terem acontecido, poderíamos não ter arriscado daquela forma. Mas se tivesse corrido bem não estávamos com este pensamento”.

No final do encontro foram entregues os Prémios Placard que distinguiram o melhor jogador, melhor guarda-redes e jogador com mais fair play da partida.

O prémio de melhor jogador na prova foi entregue pela mão de um representante do Placard a Jacaré. O jogador das águias bisou na partida (12′ e 36′) e foi um dos elementos fulcrais para a conquista dos comandados de Mário Silva.

Quem recebeu o prémio de melhor guardião do jogo foi Henrique Rafagnin. O guarda-redes do conjunto de Alvalade foi uma autêntica muralha para as investidas do clube da luz em busca da tão desejada vitória.

Diego Nunes (Benfica) levantou o troféu do fair-play, pelas suas atitudes dentro da quadra que em muito contribuíram para o sucesso deste evento, resultando num claro exemplo para todos os jovens que, esta sexta-feira, assistiram ao primeiro título da época 2023/2024 de futsal.

A atribuição do Prémio Fair Play Placard visa fomentar o comportamento correto em relação ao adversário e agentes desportivos, dentro e fora de campo, bem como promover a ética desportiva e o desportivismo, desenvolver o conhecimento das Leis do Jogo e o respeito pelos espectadores.

A votação ficou a cargo de um comité inteiramente responsável pela decisão, onde esteve presente um representante Placard.

© 3742 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.