O americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma), que cumpre o terceiro Grand Tour no ano, foi o mais forte de uma impressionante fuga para conquistar a vitória à frente de Lenny Martinez (Groupama-FDJ), numa 6ª etapa que ligou La Vall d’Uixó ePico del Buitre.
No alto do Observatório Astrofísico de Javalembre, o menino-prodígio francês tornou-se o líder geral aos 20 anos! Primoz Roglic e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) uniram-se contra Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) para ganhar 30 segundos sobre a estrela belga.
A Vuelta 23 começou há menos de uma semana e a batalha da pelo título já está a todo vapor!
Depois de dois sprints dominados por Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), a Vuelta 23 regressou à montanha com uma chegada ao cume no Observatório Astrofísico de Javalambre, no topo da subida (cat-1) do Pico del Buitre (10,9km a 8%).
Foram necessários 70 quilômetros de batalha extremamente difícil para um grupo de 42 atacantes conseguir subir até ao último obstáculo desta etapa, incluindo 11 ciclistas do top 25, como foi referenciado, como foram os casos de Lenny Martinez (Groupama-FDJ), Marc Soler (UAE Team Emirates), Sepp Kuss (Jumbo- Visma), Steff Cras (Energias Totais), Wout Poels (Bahrain Victorious), Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA), David De La Cruz (Astana Qazaqstan), Rémy Rochas (Cofidis), Juanpe Lopez (Lidl-Trek), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) e Attila Valter (Jumbo-Visma). Andreas Kron (Lotto Dstny), já vencedor da etapa em Barcelona, também esteve lá.
Soudal Quick-Step, Ineos Grenadiers e Movistar trabalharam juntos para controlar o contra-ataque. A diferença chegou a 7 minutos. Desceu rapidamente em direção à subida principal do dia mas … no final da subida para o Observatório Astrofísico de Javalambre, um pelotão já bastante reduzido ainda se arrastou por 3’50”.
Michael Storer (Groupama-FDJ) dita o ritmo na frente de Martinez, Einer Rubio (Movistar) ataca a 4 km do fim, Romain Bardet (DSM-Firmenich) e Lenny Martinez (Groupama-FDJ) são os mais rápidos a reagir, mas Sepp Kuss (Jumbo-Visma) dá-lhes a volta e vai sozinho nos últimos 3 para chegar ao cume com a vantagem de 26 segundos à frente de Martinez… que leva La Roja 6” à frente do alpinista americano!
Primoz Roglic (Jumbo-Visma) atacou faltando 4km também e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) não conseguiu reagir enquanto Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), seu companheiro de equipa esloveno, passou para a frente.
No final, o norte-americano Sepp Kuss venceu com 4h27m29s, seguindo-se o francês Lenny Martinez (a 26 segundos) e o também francês Roman Bardet (DSM), a 31 segundos.
João Almeida (EAU) não conseguiu controlar por inteiro a situação e terminou no 21º lugar, a três minutos e seis segundos, com Rui Costa (Intermarché) a chegar no 50º posto (a 10m31s), Nelson Oliveira (Movistar) em 70º, a 15m50s e Rui Oliveira (EAU), que terminou no 144º lugar, a 30m14s do vencedor da etapa.
Todos os portugueses perderam terreno, ainda que os três minutos e seis segundos de João Almeida sejam recuperáveis nos próximos dias.
Com todas estas peripécias, a “revolução” havida nesta quinta-feira modificou por completo os primeiros lugares da classificação geral, que passou a ser liderada por Lenny Martinez (Groupama), com 21h40m35s, à frente de Sepp Kuss (Jumbo-Visma), a 8 segunos; Marc Soler (EAU), a 51 segundos; Saiba Poels (Bahrein), a 1m41s; e Stepp Cras (TotalEnergias), a 1m48s.
João Almeida (EAU) desceu ao 16º lugar, a 3m17s; Nuno Oliveira (Movistar), passou a 55º, a 25m13s; Rui Costa (Intermarché) subiu ao 72º, a 34m41s; André Carvalho (Cofidis) desceu ao 152º posto, a 57m21s; e Rui Oliveira (EAU), desceu ao 159º lugar, a 1h00m23s.
Estão em prova 165 ciclistas.
Nas outras classificações, liderança para Kaden Groves (Alpecin), nos Pontos; E. Sepulveda (Lotto), na Montanha; Lenny Martinez (Groupama), na Juventude; e o Barhein (Equipas).
Esta sexta-feira corre-se a 7ª etapa, entre Utial e Oliva, numa distância de 201 km, começando por descer até ao planalto, onde se inicia uma reta de cerca de 80 km para se chegar à meta.