A seleção nacional de Sub-17 venceu, esta quinta-feira, sem dificuldades (12-1), o jogo dos quartos-de-final frente a Andorra, e vai tentar, nesta sexta-feira, derrotar a França para chegar à final da competição.
Portugal iniciou a goleada com um tento de Miguel Franco, com quatro minutos de jogo decorridos. Ao intervalo a seleção vencia por 9-0.
Na segunda metade, Andorra conseguiu reduzir logo no primeiro minuto de jogo, mas foi a equipa das quinas que dominou sempre, gerindo o resultado. Até ao apito final, Portugal dilatou com mais três golos, fechando o marcador nos 12-1.
Marcaram pela seleção: Miguel Franco (3), Santiago Honório (3), Diogo Duarte (2), Afonso Ribeiro, Tomás Santos, João Pina e Rodrigo Preciso.
O selecionador nacional, Nuno Ferrão, explicou que os jogadores tentaram “colaborar, ser criteriosos, respeitadores da sua identidade, procurando também não se desgastarem muito fisicamente, sabendo que o nível de dificuldade não seria grande, mas mantendo o foco no caminho traçado: ganhar este jogo para chegar às meias-finais onde vamos encontrar uma equipa com quem jogámos há dois dias e que é um jogo de mata-mata, em que não há margem de erro”.
Sobre a meia-final com França, Ferrão afirmou que é “um jogo de decisão para alcançar a final e uma equipa com uma grande ambição e muita vontade de ser campeã da Europa, tem de perceber que só chega às finais se ganhar a meia-final e hoje tem de encarar o jogo como se fosse o jogo da vida deles porque, se não ganharmos amanhã, não há final”.
Recorde-se que Portugal derrotou a Itália (2-0), empatou com Espanha (1-1) e venceu a França (10-1) para vencer a fase de grupos.
Equipa feminina também nas meias-finais
Depois de vencer a seleção alemã por 8-0, Portugal garantiu, nesta quinta-feira, a presença na final do primeiro Campeonato da Europa de Sub-17 feminino, ainda que tenha de jogar, esta sexta-feira, frente à França.
A seleção vai agora esperar pelo resultado do jogo de hoje, entre Inglaterra e Itália, para conhecer a adversária da final.
Num momento todo ele histórico para o Hóquei em Patins no feminino em geral, e para Portugal em particular, as atletas lusas entraram em rinque determinadas a assumir o controlo da partida. Com três minutos de jogo, Beatriz Silva inaugurou o marcador (1-0). Na sequência de uma jogada individual, a capitã bisou para o 2-0, ao minuto nove, resultado com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, as alemãs continuaram a não conseguir fazer frente à superioridade lusa e a seleção dilatou o resultado com dois golos de Ana Fernandes, um de Mariana Teixeira, um de Ana Folgado e dois de Matilde Machado.
Sobre a partida, o selecionador nacional, Hélder Antunes referiu que “foi jogo em que tivemos dificuldades para desmontar a estratégia da Alemanha. Tivemos de ser pacientes, de saber andar com bola, e a equipa mostrou alguma maturidade que ainda não tinha mostrado no campeonato. O resultado acabou por se dilatar nos últimos minutos, também fruto de alterações que o treinador alemão fez”.
O técnico sublinhou que a equipa tem “de estar com os patins assentes na terra” agora que falta jogar amanhã com França, encontro que será uma oportunidade de continuarmos a crescer e não vamos pensar no jogo da final”.
Acrescentou ainda que “acima de tudo temos de estar focados em nós. O que pretendemos é dar mais um passo para poder melhorar a equipa, para poder evoluir”.
Portugal iniciou a competição um empate (3-3) frente a Inglaterra, venceu a Itália (5-1) e a Alemanha (8-0). A meia-final realiza-se esta sexta-feira, frente à França. Se vencer, Portugal defrontará a equipa vencedora do jogo entre Inglaterra e Itália.
Acompanhe todos os resultados e as fichas de jogo em tempo e assista aos jogos na WSE TV.