A seleção nacional de Sub-17 venceu, esta quarta-feira, o último jogo da fase de grupos, com uma goleada frente à seleção francesa, por 10-1, tendo Portugal garantido o primeiro lugar do Grupo A e jogar, nos quartos-de-final, com a equipa de Andorra.
Foi um jogo com pouca história em que Portugal arrancou mais uma vez muito forte e a marcar com nove segundos decorridos no cronómetro. A toada do jogo foi sempre no mesmo sentido até ao final do primeiro tempo, com Portugal a marcar sete golos, contra um, dos franceses.
Na segunda parte, a seleção das quinas foi gerindo o resultado, com tempo ainda para mais três golos.
No final desta fase, o selecionador nacional, Nuno Ferrão explicou que o objetivo de encerrar a fase de grupo no primeiro lugar foi cumprido. Na sua opinião, este foi “um jogo com um ritmo interessante e intenso em que a seleção entrou bem, a finalizar no início do jogo, o que deu alguma tranquilidade”.
Acrescentou que os jogadores “foram assertivos, pragmáticos, cumpriram o plano de jogo e melhoraram a finalização, o que ajudou a continuar a elevar os índices de confiança e, tal como nós temos definido, estamos a elevar o patamar de jogo para jogo, com objetivo amanhã de jogar os quartos-de-final e continuar a nossa senda”.
Marcaram por Portugal Santiago Honório (3), Diogo Duarte (2), Rodrigo Preciso (2), João Pina, Miguel Franco e Martim Lopes.
Equipa feminina também vitoriosa
A seleção nacional feminina de sub-17 venceu as italianas por 5-1 e ocupa a segunda posição na tabela, com quatro pontos.
Depois do empate frente à Inglaterra, as atletas lusas entraram em rinque determinadas, imprimindo um ritmo elevado no jogo, o que acabou por surpreender as italianas. Ao intervalo Portugal vencia por 2-0, com golos da capitã Ana Silva e Rute Santos.
Na segunda parte, Itália reduziu logo no primeiro minuto, mas foi o conjunto luso que tomou as rédeas do jogo com uma finalização eficaz. Mariana Teixeira dilatou para os 3-1 aos nove minutos e, a três minutos do final, Portugal selou o resultado com mais dois golos assinados por Rute e Ana.
O selecionador nacional, Hélder Antunes, referiu que este foi “apenas um passo importante na nossa caminhada para o primeiro objetivo, que é estar na decisão de sábado, que são três pontos importantes, mas que a equipa tem de continuar a ter os patins bem assentes na pista, porque ainda há dois jogos para disputar que vão ser de um grau de dificuldade elevado”, tendo acrescentado que “a equipa tem de mostrar que tem essa maturidade emocional e conseguir responder em campo com aquilo que pretendemos”.
Agenda | Fase De Grupos
Esta quinta-feira Portugal defronta a Alemanha e nesta sexta-feira bater-se-á com a França.