Cumpriu-se esta terça-feira a 4ª etapa da Vuelta’2023, com João Almeida a entrar no numeroso pelotão que aportou a Tarragona, 183,4 km depois da partida em Andorra la Vella, corrida que Kadem Groves (Alpecin) venceu com o tempo de 4h05m41s.
Face a um percurso sempre a descer, sem dificuldades de maior, a corrida desenvolveu-se em velocidade rápida até cerca dos 130 km, quando surgiu uma subida de terceira categoria (mais outra da mesma categoria 25 km à frente), que não provocaram grandes mudanças, no que foi confirmado no final, em que os mais categorizados mantiveram as posições de chefia, se bem que o vencedor passou a liderar a a classificação dos pontos e Eduardo Sepulvera (Loto) passou a ser o primeiro na montanha.
João Almeida controlou a prova a seu modo e acabou por ganhar dois lugares (estava em 13º e subiu ara o 11º lugar), ainda que mantendo os 42 segundos de atraso para o guia.
Na etapa, Groves suplantou Juan Molano (EAU) e Edward Theuns (Lidl-Trek) na linha final, na frente do grupo que chegou com o tempo de 4h05m41s.
Nelson Oliveira (Movistar) completou no 15º lugar e João Almeida (EAU) no 39º lugar.
Na classificação geral, o belga Remco Evenepoel (Soudal) manteve-se como líder, com 12h48m58s, à frente de Enric Mas (Movistar), a 5 segundos, e de Lenny Martinez (Groupama), a 15 segundos, seguindo-se Jonas Vingegaard (Jumbo), a 31 s e Aleksandr Vlasov (Boa Hansgrohe), a 33 s.
João Almeida fixou-se no 11º lugar, a 42 s, com Nelson Oliveira (Movistar) no 56º lugar, a 9m54s e, logo a seguir, Ruben Guerreiro (Movistar), a 10 minutos. Rui Costa (Intermarché) está na 129ª posição, a 23m26s.
Os líderes de cada categoria passaram a ser: Kaden Groves (Pontos); Eduardo Sepulveda (Montanha); Remco Evenepoel (Juventude); Jumbo-Visma (Equipas).
Esta quarta-feira corre-se a 5ª etapa, entre Morella e Burriana, numa distância de 186,5 km.