Quarta-feira 24 de Novembro de 9554

Nas “guerras” de VAR, AVAR e outros “Ar”, FCPorto derrotou Rio Ave com grande penalidade na compensação

20230828_rioave porto_0117

José Pedro Gonçalves (JDM)

No penúltimo jogo da 3ª jornada da Liga Betclic, o FC Porto foi ganhar (2-1, pela terceira vez em três jogos) ao Rio Ave, em jogo que os portistas dominaram, mas que não mereciam vencer, não fosse ter aparecido a “estrelinha”, “encarnada” num defesa de nome Marcano que é o “Deus” portista.

Em termos de posse de bola, o FCPorto foi superior (10-6 remates, dos quais 4-1 para a baliza) numa posse de bola de 69/36%, o que deu valor específico ao triunfo portista, com dois dos golos a serem obtidos na marca de grande penalidade. Tudo muito bem pensado e, como se diz na gíria, mesmo a propósito para combater o stresse que o jogo sempre deu.

Numa jogada bem engendrada e rápida, a bola seguiu nos pés de Fábio Ronaldo, que rematou forte, a bola foi desviada por Guga e bateu no poste, com Boateng a fazer a recarga nas Zaidu fez falta e surgiu a grande penalidade a favor do Rio Ave (52´).

Chamado a cobrar, Costinha não tremeu e abriu o resultado para o Rio Ave.

Maior forcing por parte dos portistas, que se lançaram à procura” do empate e viu uma oportunidade de golo, depois do árbitro ter assinalado outra grande penalidade, agora para o Rio Ave, quando o portista Gonçalo Borges escorrega, parecendo ficar com um pé preso nas pernas de Costinha, ainda que o ângulo da imagem oficial não seja esclarecedor.

Em função disso, o árbitro Fábio Veríssimo questiona VAR e, sob seu parecer, confirmou a grande penalidade. Chamado a converter, Galeno (90+1’) não perdoou e fez o empate (1-1).

“Tendo acordado para a vida”, os homens de Sérgio Conceição (sentado na bancada por estar suspenso), lançaram-se ao “assalto” final ao triunfo e (90+4’), numa jogada rápida pela direita, André Franco cruzou para o centro da pequena área onde surgiu, rápido, antecipando-se ao guardião avense, um Marcano super veloz para dar um pequeno toque na bola e desviá-la para dentro da baliza, confirmando o triunfo portista, quando a estrelinha brilhou mais.

Aos 90+9’, Gonçalo Borges ainda teve oportunidade de chegar ao 3-1 – que seria imerecido para o Rio Ave – depois de um remate forte que obrigou ao guardião da casa a um golpe de rins para não deixar entrar a bola na baliza.

Esta terceira ronda será concluída com o Moreirense-Sporting de Braga, adiado para 9 de setembro face ao jogo de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde está envolvida a formação bracarense.

Guimarães, Sporting e FC Porto são os guias, ambos com 9 pontos, correspondentes a três vitórias, com Paulinho (Sporting) a comandar (4 golos) os marcadores do campeonato.

A quarta ronda inicia-se na sexta-feira, com o encontro Vizela-Gil Vicente (20h15), realçando-se o Benfica-Guimarães (sábado) e o FC Porto-Arouca e Sporting de Braga-Sporting (ambos no domingo).

© 9555 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.