A Canoagem portuguesa teve, neste domingo, último dia do Mundial de Duisburg (Alemanha) a melhor pontuação de sempre na história da competição e na modalidade.
Foi um dia mágico, com Portugal a conquistar a medalha de ouro no K2 500 metros, e a somar o segundo título em prova Olímpica, um feito inédito na modalidade.
A dupla João Ribeiro e Messias Batista superaram os seus adversários e nos últimos metros da final A cruzaram a meta no primeiro lugar, deixando húngaros e espanhóis na segunda e terceira posição.
Durante a tarde, Fernando Pimenta em K1 5000 metros conquistou mais uma medalha para Portugal, a prata frente a Mads Pederson, da Dinamarca.
Portugal terminou este campeonato do mundo e apuramento olímpico no sétimo lugar, entre 95 países em competição na prova de velocidade, e alcançou mais um feito histórico.
Em termos de apuramento olímpico foram garantidas três quotas e duas Paralímpicas, que poderão ainda ser aumentadas com o apuramento K1 500 metros feminino, disputado por Teresa Portela, sendo necessário aguardar os desdobramentos a divulgar pela Federação Internacional.
Estes campeonatos reuniram cerca de 2.000 canoístas de todo o mundo.
A Alemanha, com 14 medalhas (3 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze) foi a melhor, à frente de Espanha, com 13 (3-5-5) e do Canadá, com 7 (3-2-2). Portugal somou 4 medalhas (2 de ouro, uma de prata e uma de bronze), correspondente ao 7º lugar. Um grande entre os Grandes.