Terça-feira 23 de Novembro de 5976

Fernando Pimenta voltou a salvar a honra portuguesa sagrando-se tricampeão mundial no K1 1.000 metros

Canoagem-Mundial-Duisburg-26-08-2023

FPCanoagem

Pela terceira vez, Fernando Pimenta consagrou-se como o português mais medalhado na canoagem portuguesa – também um dos mais distinguidos em termos nacionais – ao conquistar mais um título mundial e consequente medalha de ouro.

Na competição que decorreu este sábado em Duisburg (Alemanha), Pimenta voltou a “arregaçar” as mangas, encaminhar o caiaque pela linha certa até ao fim da competição (K1) de 1.000 metros e vencer, demonstrando que a “velhice desportiva” é substantiva de poder, tendo engrandecido o desporto português em termos internacionais, integrando um leque de apenas três canoístas que se sagraram campeões mundiais por três vezes na carreira, numa luta que foi ganha por poucos milésimos ante o mais jovem presente, o húngaro Adam Varga, que foi segundo.

Para além do mais, marcou lugar no parque aquático de Paris para “estacionar” o caiaque quando ali estiver no decorrer dos Jogos Olímpicos de 2024 (Julho e Agosto).

Apuramento para Paris que foi também conquistado por Norberto Mourão através do seu resultado no VL2 masculino, onde foi quinto classificado na final A, totalizando assim duas vagas para os Jogos Paralimpicos.

Destaque ainda neste sábado para a primeira posição da dupla do K2 500 metros masculino, que garantiu a presença na prova das medalhas onde vão disputar (este domingo) também o apuramento olímpico.

Teresa Portela em K1 500 metros, foi oitava classificada na Final A, o que não chegou para o apuramento direto onde apenas as primeiras seis atletas tinham direito.

A Federação Portuguesa Canoagem aguarda a informação sobre os desdobramentos nos K4 e K2 para poder confirmar a vaga da atleta nos próximos dias.

Ainda em relação às provas realizadas este sábado, Inês Penetra e Beatriz Fernandes, no C2 500, chegadas em terceiro ligar, foram apuradas para a final B, enquanto Joana Vasconcelos e Francisca Laia também estarão na final B depois de não conseguirem lugares na final A.

Kevin Santos (K1 200 metros) foi 4º, a 15 segundos da medalha de bronze.

No K2 500, João Ribeiro e Messas Baptista venceram uma das meias-finais e lograram estar na final A (este domingo) – onde estará em jogo também o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2024 – enquanto no C2 500 metros, Bruno Afonso e Marco Apura seguiram para a final B, também neste domingo.

Domingo que terá ainda a presença de Maria Rei (K1) na final direta dos 5.000 metros e, para fechar em beleza a presença portuguesa, com Fernando Pimenta a fazer a “triplete”, isto é, conquistar mais a terceira medalha nestes mundiais, no K1 5.000 metros, que a RTP 2 vai transmitir a partir das 10h40 da manhã.

© 5976 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.