O recordista de Portugal, Leandro Ramos não conseguiu o acesso à final do lançamento do dardo nos Campeonatos Mundiais de Budapeste 2023.
Leandro Ramos, que estava colocado num grupo de qualificação em que estavam três campeões de provas globais (Olímpicos e Mundiais), o indiano Deepaj Chopra, o granadino Anderson Pereira, o queniano Julius Yego, acabou por não ser feliz. Abriu com 66,02 metros, melhorou depois para 74,03 m e no último fez 73,55 metros.
Ficou em 15º e, no final da sua prestação, afirmou que “não faço um retrato bonito, pois fiquei aquém das expectativas. Não consigo perceber o que aconteceu. Sinto-me muito bem, quer física quer psicologicamente, e pensava que conseguiria aqui a qualificação para a final, ao contrário do que aconteceu em Eugene, onde até lancei 77 metros, mas estava muito mal psicologicamente”.
Agora “vamos (eu e o treinador) identificar os erros e as coisas boas de cada um dos lançamentos, para podermos melhorar. Tenho 22 anos e vamos ter mais oportunidades, a começar já no próximo ano, com os campeonatos europeus e os Jogos Olímpicos”.
Acrescentou ainda que “nas vitórias e nas derrotas há sempre aprendizagem, a época só será terminada depois de 15 de setembro e existe a possibilidade de competir num ou noutro meeting, onde espero ter oportunidade de poder mostrar a minha atual forma e conseguir uma marca que me dê a qualificação olímpica ou muito perto disso”.
Apenas faltam competir quatro atletas, todas neste sábado, com Solange Jesus, pelas 7h00 (6 horas em Portugal), Solange Jesus na maratona e três horas e 25 minutos depois, as três lançadoras enfrentam a qualificação do lançamento do peso. No grupo A estará Jéssica Inchude, enquanto no grupo B estarão Auriol Dongmo e Eliana Bandeira.
A final está marcada para a tarde deste sábado, às 20h15 (19h15 em Portugal).