Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Terras do Arade) ganhou a primeira etapa da Volta a Portugal Feminina Sub-19, impondo-se ao sprint no termo dos 66,6 quilómetros, que uniram Santarém a Benavente, realizada nesta sexta-feira.
Disputada sob calor intenso e vento forte, a tirada teve poucas movimentações. O único ataque digno de registo aconteceu já dentro dos 20 quilómetros finais e foi protagonizado por Ana Marques (Cantanhede Cycling/VESAM).
A iniciativa valeu à corredora da equipa de Cantanhede a camisola da montanha, pois foi a primeira a passar na contagem instalada a 6.500 metros da chegada. Só que a fuga não resistiu à perseguição e a tirada viria a decidir-se em pelotão compacto.
Marta Carvalho foi a mais veloz na chegada a Benavente, diante da colega de equipa Mayra Silva e da equatoriana Natalie Revelo (Matos Mobility/Optria Women Team), segunda e terceira, respetivamente.
Com as bonificações, Marta Carvalho comanda com 6 segundos de vantagem sobre Mayra Silva e 9 à melhor sobre Natalie Revelo.
Ribatejana, Marta Carvalho, mostrou-se feliz por vencer perto dos seus, tendo afirmado que “sinto-me em casa, perto das origens. É muito acolhedor correr aqui e vim com o objetivo de vencer não só a etapa como a Volta”, ciclista que vestiu a camisola amarela e é também dona da geral dos pontos.
As melhores sub-17 chegaram integradas no pelotão principal, com o mesmo tempo das sub-19. A primeira entre as mais jovens foi Chiara García (UC Fuenlabrada Feminas/Ricón De La Victoria), seguida por Paola Pascua (Enchufe Solar) e por Bruna Gonçalves (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi).
UC Fuenlabrada Feminas/Ricón De La Victoria assumiu a dianteira na geral coletiva.
A Volta a Portugal Feminina Sub-19 continua neste sábado. A segunda etapa tem 66 quilómetros, unindo Alpiarça (15h00) a Almeirim (16h55).
Leo Ucher ganha ao sprint em Benavente na Volta a Portugal em Cadetes
O espanhol Leo Ucher (UC Fuenlabrada/SantBoi) é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal de Cadetes, depois de, esta sexta-feira, ter vencido ao sprint a etapa inaugural da competição, 82,8 quilómetros, entre Santarém e Benavente.
A etapa foi muito veloz, dinamizada pela irreverência dos jovens sub-17, que proporcionaram uma corrida ofensiva, com inúmeros ataques. A fuga mais consistente juntou três corredores na frente de corrida.
Ivo Ribeiro (Paredes/Fortunna), Pepe Arques (Infinobras/Grupo SIME) e Ricardo Caria (Academia de Ciclismo de Viseu). O corredor da equipa viseense ficou para trás devido a avaria, enquanto os outros dois colegas de aventura seriam alcançados já na aproximação ao prémio de montanha colocado dentro dos dez quilómetros finais.
A partir desse momento começou a desenhar-se a chegada em pelotão, que viria a mesmo a acontecer. Leo Ucher foi o mais rápido, diante Marco Menendez (Unicaja Banco/MMR/Ciudad de Oviedo) e de Eirc Ubeda (Infinobras/Grupo SIME).
Com as bonificações, colhidas na chegada e nas metas volantes, a classificação tem algumas alterações face ao ordenamento da etapa. Leo Ucher comanda, com 2 segundos à melhor sobre Eric Ubeda, e 4 segundos sobre Marco Menedez.
“É a minha segunda vitória na temporada, a segunda também em duas semanas. É um prémio pelo trabalho de todo o ano. Nesta Volta vou tentar ganhar amanhã também e, no último dia, com chegada em montanha, vou até onde as pernas deixarem”, confessou o vencedor da etapa.
Eric Ubeda é o primeiro na classificação por pontos. O melhor cadete de primeiro ano é Marco Menendez. A classificação da montanha também tem um espanhol no topo, Javier Cubillas (Stefano Garzelli Team). A Infinobras/Grupo SIME comanda oor equipas.
A segunda etapa da competição corre-se neste sábado. O pelotão terá por diante 74,1 quilómetros, com partida de Alpiarça (10h00) e chegada a Almeirim (11h55).