O campeão olímpico, mundial e europeu de triplo salto, Pedro Pablo Pichardo, viu-se forçado a abandonar a luta pelo título mundial, em Budapeste, nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, segundo noticiou a Federação Portuguesa de Atletismo.
O atleta voltou a sentir os sintomas da lombalgia, lesão que o impediu esta época de participar nos Campeonatos da Europa de Equipas, nos Campeonatos Nacionais de Clubes e nos Campeonatos de Portugal.
Pedro Pichardo foi examinado e avaliado pela equipa médica e foi aconselhado a não participar na competição.
Segundo a FPA, a situação já foi comunicada à World Athletics pelo team leader da delegação nacional, o vice-presidente da FPA, Fernando Tavares. Com esta ausência, o triplo salto nacional fica representado apenas pelo atleta Tiago Luís Pereira.
Esta é a segunda notícia menos positiva no dia de hoje, em que a primeira parte da comitiva se deslocou para Budapeste, numa viagem que ainda decorre porquanto, devido a tempo desfavorável, houve desvio de rota, transporte em comboio e que só esta sexta-feira é que a comitiva demandará Budapeste, ou seja, 24 horas depois da prevista.
Recorda-se que o mundial de atletismo se inicia este sábado, dia em que terá lugar o triplo salto, passando Portugal a ter apenas a presença de 28 dos 29 atletas previstos.
Entretanto, Sebastian Coe, antigo campeão olímpico, mundial e europeu, que preside à World Athletics, viu renovada a sua liderança à frente do atletismo mundial depois de ter sido reeleito para o terceiro e último mandato, no decorrer do 54ª Congresso da organização, esta quinta-feira realizado.