O suíço Colin Stüssi (Team Voarlberg) ganhou a sétima etapa da Volta a Portugal Continente, esta quinta-feira, numa ligação de 162,6 quilómetros, entre Torre de Moncorvo e o alto da serra do Larouco, assumindo a primeira posição na classificação geral.
A etapa demorou a definir-se. A primeira fuga digna desse nome aconteceu apenas ao quilómetro 72, juntando doze homens na dianteira. Um deles foi César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), em luta pela classificação da montanha.
A subida de primeira categoria para Torneiros provocou uma forte aproximação entre os fugitivos e o grupo dos favoritos, do qual descolou o segundo da geral à partida, Delio Fernández (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense). A aproximação não foi suficiente para impedir César Fonte de passar na frente e reforçar o domínio na classificação dos trepadores.
Um grupo com cerca de 40 unidades iniciou a subida de Montalegre para o alto do Larouco, com a Glassdrive-Q8-Anicolor a impôr o ritmo e foi selecionando o grupo dos favoritos. Mas a principal vítima foi um homem da equipa, o camisola amarela à partida, Artem Nych, que descolou a cerca de 4 quilómetros da meta.
A partir desse momento, Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) acelerou o ritmo, trabalhando em prol de António Carvalho, para distanciar o chefe-de-fila de Artem Nych. Apesar de a meta ser coincidente com um prémio de montanha de primeira categoria, a discussão foi ao sprint, entre seis ciclistas.
O mais forte foi Colin Stüssi, diante de Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) e de António Carvalho, segundo e terceiro, respetivamente.
Com este desfecho da etapa, a classificação geral voltou a sofrer alterações de fundo, confirmando-se que esta é a Volta a Portugal mais aberta e imprevisível da última década.
Colin Stüssi passou a vestir de amarelo, confirmando as credenciais que, neste ano, já deixara patentes com o 11.º lugar na Volta à Áustria, corrida que contou com a presença de quatro WorldTeams. Artem Nych desceu ao segundo lugar, a 28 segundos. Luis Ángel Maté é terceiro, a 34.
Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) mantém a camisola dos pontos, César Fonte reforçou a primazia na montanha e Afonso Eulálio cimentou o estatuto de melhor jovem. Por equipas manda a Euskaltel-Euskadi.
A oitava etapa corre-se nesta sexta-feira. Ligará Boticas a Fafe, num itinerário de 146,7 quilómetros. Caso não haja ataques entre os homens da geral e uma fuga não frutifique, pode ser a derradeira oportunidade para os sprinters.