A seleção portuguesa de basquetebol foi derrotada pela Polónia (78-65), em jogo realizado esta quinta-feira na cidade polaca de Gliwice, ficando afastada dos Jogos Olímpicos Paris’2024.
A derrota ainda dava aos portugueses alguma hipótese de seguir na luta, mas era necessário que a Hungria superasse a Bósnia e Herzegovina por uma diferença entre sete e 14 pontos, mas os bósnios ganharam dos húngaros por 103-78.
Nurkic acabou com 12 pontos e Musa foi o melhor do confronto, com 26. Zoltan Perl foi o melhor pontuador húngaro, com 21.
A Bósnia avançou como segunda colocada do grupo B, com a Polónia em primeiro. Com os resultados de hoje, Portugal acaba em terceiro, com um triunfo e duas derrotas.
No grupo A, passaram Israel e Estónia, o outro país-sede do torneio, nesta ordem de classificação.
Nas meias-finais, a Polónia defronta a Estónia e Israel confronta-se com a Bósnia.
Apenas o campeão garante vaga no pré-olímpico, que reunirá mais dezanove seleções provenientes da Copa do Mundo de Basquete 2023 e vai definir os últimos quatro participantes dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Enfrentando a pressão da torcida local, a equipe portuguesa vinha do triunfo sobre Hungria e sabia da necessidade de começar melhor. Os primeiros pontos, inclusive, vieram com um lançamento de três pontos (Travante Williams) para Portugal.
Entretanto, a equipe local reassumiu o controle um minuto depois, com 11 a 10, e fechou em 17 a 10 o primeiro quarto. Os portugueses voltaram a reagir no segundo quarto de partida e foram para o intervalo com desvantagem de 11 pontos (35-24).
A segunda etapa foi bem mais equilibrada: Portugal terminou o terceiro quarto perdendo por 18- 17 e tentou de todas as formas reverter o resultado. Na última etapa, os polacos também ganharam (25-24) e valeram-se da sua melhor forma na primeira metade da partida para fechar em 78-65, selando a classificação à semifinal.
O melhor português foi o ala-armador Diogo Gameiro, com 11 pontos. Três jogadores da Polónia anotaram 13 pontos no jogo: Andrezej Pluta, Aleksander Balcerowski e Igor Milicic.