Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) foi o mais rápido no sprint que decidiu a segunda etapa em linha da Volta a Portugal Continente, em Vila Franca de Xira – esta sexta-feira – assumiu a camisola amarela.
A etapa de 177,3 quilómetros, entre Abrantes e Vila Franca de Xira, marcada por uma subida de quarta categoria e outra de terceira nos últimos 40 quilómetros, teve uma fuga de quatro ciclistas logo ao segundo quilómetro. Jonas Hjorth (Global 6 Cycling), Wesley Mol (Bike AID), Bart Buijk (Universe Cycling Team) e Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) aguentaram cerca de 100 quilómetros até serem alcançados pelo pelotão, já depois de Wesley Mol ter conquistado duas metas volantes.
Seguiram-se várias tentativas de fuga, com dois prémios de montanha pelo meio, ambos conquistados por Luís Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), e uma meta volante, na qual Lukas Meiler (Team Vorarlberg) se destacou dos demais. Sinuhé Fernandez (Burgos-BH), Luís Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), Lukas Meiler (Team Vorarlberg), Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) ainda conseguiram uma pequena vantagem, mas a corrida estava destinada a ser decidida ao sprint, com o pelotão a anular a fuga a 10 quilómetros da meta.
O pelotão seguiu coeso até aos últimos metros, altura em que João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) lançou o companheiro Leangel Linarez para o sprint triunfante, que garantiu o bis do venezuelano e ainda a liderança da classificação geral da Volta a Portugal, com sete segundos de vantagem sobre Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) e dez sobre Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor).
Nas restantes classificações, Leangel Linarez também se destacou, segurando a camisola laranja Galp, correspondente à liderança da classificação por pontos. Luís Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), novo líder na montanha, assumiu a camisola bolinhas azuis Europcar, e Daniel Dias continua a ser o melhor jovem, mantendo a camisola branca Jogos Santa Casa. Por fim, nas equipas, a Glassdrive-Q8-Anicolor segue na liderança.
A Volta a Portugal Continente continua este sábado, com a terceira etapa. Será uma tirada de 191,8 quilómetros, entre Sines e Loulé, marcada por dois prémios de montanha de quarta categoria, no Pico do Mú (151,2 km) e na Cruz da Assumada (185,3 km), mas novamente favorável aos sprinters.