A cidade de Viseu está pronta para receber, esta quarta-feira, a grande, animada e colorida festa que, todos os anos, entusiasma o verão desportivo nacional, como é a Volta a Portugal Continente em bicicleta.
A prova começa com um Prólogo de 3,6 quilómetros maioritariamente desenhados em redor da cidade. Vão alinhar 125 ciclistas que compõem o pelotão de 18 equipas que reconfirmaram esta tarde os nomes das “estrelas” que fazem alinhar na principal prova do calendário nacional de ciclismo.
A discussão do Prólogo, em sistema de contrarrelógio, vai estabelecer as primeiras diferenças e revelar o primeiro líder. De minuto a minuto, cada corredor fará o curto (3,6 km), mas intenso percurso com partida e chegada à Avenida da Europa, símbolo do ciclismo em Viseu.
O espanhol Guilhermo Garcia (Rádio Popular-Paredes-Boavista) será o primeiro a estrear o trajeto quando passarem vinte e um minutos das 15 horas.
O vencedor da Volta do ano passado, o uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) começa a pedalar às 17h07 enquanto o companheiro de equipa, vencedor do Prólogo de 2022, Rafael Reis, será o último a entrar em prova às 17h25. É previsível que os melhores tempos do Prólogo rondem os quatro minutos.
Com a contagem decrescente para a competição aumenta o calor e as emoções da Volta, um grande e itinerante festival em permanente animação ao longo do território continental.
Para além do Prólogo, em Viseu, completam a 84ª Volta a Portugal Continente dez etapas que serão discutidas até 20 deste mês de agosto, quando cair o pano sobre a festa em Viana do Castelo.
O Dia de Descanso será na Guarda, a 16 de agosto.