Domingo 23 de Novembro de 7242

Seleção nacional de Andebol Sub19 nos quartos-de-final do mundial ao vencer a Eslovénia

Andebol-MundialSub19-Masc-08-08-2023

Federação Andebol Portugal / © IHF / HRS / kolektiff

A Seleção Nacional sub-19 voltou a reerguer-se e a conquistar nova vitória nos instantes finais, desta vez frente à Eslovénia, ficando no segundo lugar do grupo, o que garantiu a presença nos Quartos de Final.

A equipa nacional entrou para o segundo jogo do Main Round, frente à Eslovénia, com a missão de vencer para continuar a sonhar com os Quartos de Final. Depois de algum domínio luso durante largos minutos, os eslovenos alcançaram cinco golos de vantagem, mas uma reta final brilhante valeu a Portugal os dois pontos. Empate entre Croácia e Hungria valeu à seleção das quinas um lugar nos Quartos de Final. O Campeonato do Mundo sub-19 conta com transmissão em direto no Canal 11.

O sete inicial alinhou com Vasco Teixeira, Nuno Oliveira, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Filipe Monteiro, Eduardo Leite e António Machado.

Com apenas uma troca no sete inicial em relação ao último jogo frente à Hungria – Deniz Gunes deu o lugar a Vasco Teixeira – os comandados de Nuno Santos viram a Eslovénia marcar primeiro, num início de jogo marcado pela falta de eficácia ofensiva parte a parte. Com cinco minutos decorridos, o marcador assinalava uma igualdade a um.

A toada seguiu a favor da Eslovénia, sempre pela margem mínima, com as defesas a superiorizarem-se e com Vasco Teixeira – novamente – a assumir o protagonismo entre os postes e a negar uma maior vantagem eslovena. À passagem dos 15 minutos, Nuno Oliveira e Eduardo Leite consumaram um parcial de 2-0 que se refletiu na primeira liderança portuguesa (5-4).

David Smolič viu o cartão vermelho direto após uma falta cometida sobre João Bandeira Lourenço e os portugueses conseguiram aproveitar a superioridade numérica para aumentar a vantagem (6-4), através de António Machado, obrigando Aleksander Markl – técnico esloveno – a pedir o seu primeiro time-out com o cronómetro a marcar 19 minutos.

Até ao intervalo Portugal manteve-se na liderança, terminando a primeira parte a vencer por 10-9.

O segundo tempo começou com nova igualdade (10-10), mas Portugal não tardou em retomar à liderança e, minutos mais tarde, aos dois golos de vantagem (15-13) com Eduardo Leite a ser protagonista, ao assinar três tentos consecutivos.

Os dois golos à maior mantiveram-se até à passagem do minuto 40′ (17-15), antes de um parcial de 0-3 favorável à Eslovénia que levou Nuno Santos a parar o encontro. Apesar da paragem, os eslovenos alcançaram nova vantagem de dois (17-19), sensivelmente a meio do segundo tempo.

As dificuldades ofensivas por parte dos portugueses persistiram e, em sentido inverso, a Eslovénia tirou proveito do seu crescimento em jogo para continuar a fugir no marcador, chegando aos quatro golos à maior (18-22) com 49 minutos decorridos. Nuno Santos usou o último time-out do encontro para preparar a reta final.

Tomás Teixeira quebrou os praticamente seis minutos sem golos lusos e reduziu a diferença (19-22), os eslovenos ainda voltaram a ampliar (19-24) por Nejc Hriberšek, antes de surgir o melhor momento português. Numa primeira instância, José Ferreira e Filipe Monteiro marcaram consecutivamente e relembraram a reta final brilhante do jogo de segunda-feira diante da Hungria. A Eslovénia ainda regressou aos quatro golos de vantagem (21-25), mas os lusos foram brilhantes e nem um time-out esloveno parou a ambição portuguesa, refletida num parcial de 6-0 (27-25), em menos de quatro minutos. Tomás Teixeira fez o golo final, que antecedeu a festa da Seleção Nacional sub-19, que triunfou por 28-26.

Resultado Final: 28-26

MVP: António Machado – 4 golos (100% eficácia)

Top Scorer: José Ferreira – 6 golos (100% eficácia)

O triunfo português, aliado ao empate entre Croácia e Hungria, valeu presença nos Quartos de Final. A Seleção Nacional sub-19 tem agora encontro marcado com a Dinamarca, esta quinta-feira às 17h00 (hora portuguesa), na luta pelo top-4 Mundial.

 

© 7243 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.