Domingo 24 de Novembro de 8211

Sisínio Ambriz nas meias-finais das barreiras nos europeus de atletismo de Sub20

Atl-EuropeuSub20-SizinioAmbriz-07-08-2023

Sportmedia / FPA

Sisínio Ambriz venceu, esta segunda-feira, a eliminatória dos 110 metros barreiras e apurou-se para as meias-finais nos Europeus Sub-20, que decorrem em Jerusalém, Israel.

O recordista português da categoria mostrou estar em grande forma e saber ao que ia, triunfando na primeira das eliminatórias dos 110 metros barreiras, com 13,51 segundos (vento: +2,9 m/s) – o sétimo melhor registo nas seis corridas – controlando o ritmo da prova.

“Corri de forma a não me desgastar muito na eliminatória. Aqui o importante era a classificação e o apuramento direto. Amanhã (hoje) será certamente uma corrida mais rápida que a de hoje, onde me senti muito confortável. O meu objetivo é alcançar a final”, referiu o atleta que se tem defendido do calor, “com muita hidratação”, mas fazendo notar que gosta de correr «com calor».

O atleta do Benfica entrou nestes campeonatos com a terceira marca entre os concorrentes, mas isso “não trouxe pressão. Bem pelo contrário, dá-me mais motivação para o que quero, tentar ganhar uma medalha”, acrescentou.

Na mesma prova, mas noutra eliminatória, Rafael Santos terminou em sétimo lugar, com 14,06 segundos (v: +1,8), um recorde pessoal.

Na abertura da jornada vespertina, João Fernandes lançou o dardo a 63,21 metros. O atleta, que esta época já passou os 74 metros, confessou no final que «esta foi a pior prova da época Tudo me correu mal. Senti alguma fadiga, numa época muito longa, mas ainda tenho de analisar com o meu treinador o que correu mal», referiu o atleta que chegou a Israel com a sexta marca entre os concorrentes. «Não sei se essa pressão foi motivo para a má prova, mas acho que não», concluiu.

A última atleta a entrar em ação foi Melissa Sereno nos 100 metros barreiras. Na quarta das meias-finais, a atleta do Maia foi 5ª com 13,59 segundos (v: +2,4 m/s), ficando muito perto do seu recorde pessoal (13,55 s), sendo a primeira das não apuradas para as meias-finais.

Esta terça-feira, a competição conhece o segundo dia de provas, com a presença de três atletas portugueses, com Lourenço Rodrigues (19ª marca entre os concorrentes) a correr nas meias-finais dos 3.000 m obstáculos (apuram-se para a final os oito primeiros). Mais tarde, às 09h43 (7h43), André Franco tem a primeira ronda dos 400 metros barreiras (apuram-se para as meias-finais os quatro primeiros e os quatro melhores tempos).

À tarde, às 17h09 (15h09), Sisínio Ambriz corre na terceira meia-final dos 110 m barreiras. Apuram-se diretamente para a final os dois primeiros de cada uma das meias-finais e os dois melhores tempos seguintes. Se passar, a final é nesta quarta-feira, também às 19h30 (17h30 em Portugal).

Noutra latitude, Portugal começou, esta segunda-feira, a participação nos Europeus Sub-20, que decorrem em Jerusalém (Israel), mas não foi muito feliz durante a jornada matinal, com todos os atletas a ficarem pelo caminho.

Injusto o desfecho das eliminatórias dos 3.000 metros masculinos. Depois de uma primeira série em que o vencedor terminou em 8.32 minutos, a segunda das meias-finais, onde estava o português João Pedro Santos, foi corrida num ritmo muito mais rápido. O atleta do Sporting esteve sempre no grupo até à última volta. Quando os seus adversários mudaram de ritmo o português ficou para trás e fora dos oito primeiros classificados. Ainda tentou reagir, mas já não foi possível. Terminou em nono, com a marca de 8m29s55”, sendo o primeiro dos não apurados (os oito primeiros em cada meia-final).

No final, o português estava conformado. «Foi como se diz, “morrer na praia”. Por apenas um lugar. Estava confiante no meu trabalho, mas não foi um dos meus melhores dias. Vou daqui com outras aprendizagens para o futuro. Não me consegui adaptar a este calor, diferente do que estamos habituados. Ao fim de algumas voltas já estava a sentir cansaço», afirmou.

Na qualificação do salto com vara, Rodrigo Alcobia integrou o grupo A. Passando à primeira as alturas iniciais, o benfiquista passou 5,05 metros à terceira tentativa. Recorde pessoal igualado. Tentou os 5,15 metros, mas não conseguiu e terminou em 9º lugar (18º, no conjunto dos dois grupos). Uma boa classificação para quem entrou em concurso com a 31ª marca dos 33 participantes.

Noutra qualificação, Márcia Maketa alinhou no grupo A do lançamento do martelo. A sportinguista abriu com um ensaio a 54,19 metros, depois fez 53,85 m, para melhorar no derradeiro ensaio com 54,77 metros, fechando em 10º lugar no grupo (19ª no geral).

Na primeira ronda dos 400 metros, Leonor Ferreira foi sétima na segunda das quatro eliminatórias, terminando em 56,02 segundos.

Hoje, na jornada da tarde, teremos em competição os atletas João Fernandes, na qualificação do lançamento do dardo, às 16h55 (14h55, em Portugal), Sisínio Ambriz (18h10 – 16h10) e Rafael Santos (18h17 – 16h17) nas eliminatórias dos 110 metros barreiras, e Melissa Sereno (19h21 – 17h21) na primeira ronda dos 100 metros barreiras.

© 8212 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.