A seleção nacional sub-19 venceu a Hungria na estreia no Main Round do 2023 IHF Men’s Junior U19 World Championship de Andebol, num jogo em que até esteve a perder por sete golos de diferença e mantém viva a esperança de chegar aos Quartos de Final.
Esta terça-feira há novo duelo com cariz decisivo a partir da 16h30, frente à Eslovénia que, tal como Portugal, chegou ao Main Round sem pontos. O Campeonato do Mundo sub-19 conta com transmissão em direto no Canal 11.
O início de jogo não foi feliz para a equipa lusa, que viu a Hungria assinar um parcial de 3-0, com dois golos em ataque organizado e outro em contra-ataque, fruto de três ataques perdidos por Portugal nos primeiros três minutos. Aos 6′, Eduardo Leite marcou o primeiro golo luso (3-1), mas os magiares responderam em dose dupla e sem sofrer (5-1), aproveitando a ineficácia de Portugal no remate exterior, o que levou Nuno Santos a pedir o primeiro time-out do jogo.
Após a paragem, o tradicional 6:0 defensivo apresentado por Portugal mudou para um sistema com mais profundidade, aproximado ao 4:2, mas a toada manteve-se, com a Hungria a revelar muita eficácia no ataque e competência no processo defensivo. Após 17 minutos, o marcador registava 10-3. Até aos 21 minutos, a Seleção Nacional sub-19 fez o que ainda não havia conseguido, marcar golos de forma consecutiva, e foram três de uma assentada, para encurtar a diferença para quatro golos (10-6).
Após 30 minutos, a Hungria contabilizava uma eficácia de remate total de 76% contra apenas 52% de Portugal e o indicador mais esclarecedor era mesmo a percentagem de sucesso dos remates dos 9 metros, em que os lusos tinham 0% em oito tentativas, enquanto a Hungria havia assinado cinco golos em sete tentativas (16-11).
Na segunda parte tudo foi diferente. Em oito minutos após o recomeço, a moralizada e resiliente Seleção Nacional marcou seis golos, sofreu apenas dois – com uma exclusão para os húngaros pelo meio – e o marcador voltou a registar a diferença mínima (18-17), como já não se via desde o 1-0.
Com Vasco Teixeira entre os postes, o terceiro guardião luso a ir a jogo, Portugal festejou a chegada ao empate (19-19), quando o cronómetro assinalava 41 minutos.
A Hungria não atirou a toalha ao chão e respondeu com um parcial de 4-1 (23-20), nos cinco minutos seguintes e essa diferença prevaleceu até à entrada para os últimos 10 minutos (26-23), altura em que Nuno Santos pediu time-out. Cinco minutos mais tarde foi a vez do selecionador magiar dar uso ao seu cartão verde, depois de Portugal ter voltado a reduzir para o mínimo (27-26).
A Seleção Nacional manteve-se focada no objetivo da vitória e os últimos cinco minutos de jogo mostraram a fibra dos atletas lusos: até aos 59 minutos, Portugal assinou um parcial de 0-4, passou para a frente do marcador de forma inédita, da mesma forma que garantiu dois e três golos de vantagem (27-30) e deitou por terra qualquer ambição que a Hungria – que já não marcava há mais de seis minutos – ainda pudesse ter.
Até ao final, Portugal não deixou fugir a vantagem e carimbou um importante triunfo (31-29) que mantém viva a ambição de lutar pelas medalhas no Campeonato do Mundo sub-19.
Top Scorer: João Bandeira Lourenço (6 golos – 75% de eficácia) e Tiago Sousa (6 golos – 67% de eficácia)
O 10º IHF Men’s U19 Handball World Championship decorre na Croácia, até 13 de agosto. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.