Rochele Nunes (+78kgs) e Jorge Fonseca (-100kgs) fecharam, este domingo, a participação lusa no Laszlo Papp Arena – Budapeste – Hungary Masters 2023, uma competição que contou com os judocas “Top 36” do Ranking Mundial.
Rochele Nunes teve como primeira adversária Sydnee Andrews da Nova Zelândia. A atleta lusa cedeu no primeiro combate com dois Waza-ri (de acordo com as regras da Federação Internacional de Judo – 2022, um waza-ari acontece quando o adversário cai com a lateral das costas, ou com o ombro e parte superior das costas no tatami, ou quando é imobilizado por mais de 10 e menos de 20 segundos)..
O Waza-ari é a segunda maior pontuação do judo perdendo apenas para o Ippon, Um segundo waza-ari marcado pelo mesmo atleta equivale a um ippon garantindo-lhe a vitória.
Jorge Fonseca combateu com o atleta da Alemanha - George Udsilauki – sendo penalizado e eliminado com 3 Shidos (infrações leves de regras aplicadas em casos de falta de combatividade. Caso um judoca acumule três shidos perderá a luta)
O Hungary Masters 2023 foi a etapa mundial que permitiu aos atletas arrecadarem pontuação mais elevada para a classificação olímpica – Paris 2024.
Presentes neste Master estiveram 203 Mulheres e 216 Homens a representar 59 Nações. Os Atletas do Japão lideraram a pontuação com 4 Medalhas de Ouro.