Emanuel Sousa (Benfica), que lançou o disco a 61,29 metros, no decorrer do Torneio Internacional de Lançamentos este sábado iniciado no Estádio Municipal de Leiria, bateu o recorde pessoal.
Sousa tornou-se o segundo português de sempre, a menos de um metro do recorde de Portugal (62,01 metros) que pertence a Francisco Belo. Atrás ficaram o colombiano Maurício Ortega (60,79 m), o equatoriano Juan José Caicedo (60,60 m) e o sportinguista Edujose Lima (57,07 m).
Auriol Dongmo esteve num muito competitivo lançamento do peso, onde as três primeiras lançaram acima de 18 metros.
A campeã mundial e europeia de pista coberta e recordista nacional, Auriol Dongmo (Sporting), não deu hipóteses e venceu com 18,83 metros, derrotando a benfiquista Eliana Bandeira, “acabadinha” de chegar de Chengdu, na China, com a medalha de prata dos Jogos Mundiais Universitários, conseguindo o segundo melhor resultado de sempre (18,26 m). A sportinguista Jessica Inchude foi terceira classificada com 18,00 metros.
Estas duas últimas atletas estão em boas condições para representar Portugal nos Mundiais de Budapeste, a par de Auriol Dongmo.
No lançamento do disco feminino, Liliana Cá (Sporting) não deu hipóteses à concorrência e triunfou com 61,71 metros, à frente de Irina Rodrigues (individual), que fez o melhor resultado do ano (60,76), com a dinamarquesa Lisa Brix Pedersen em terceiro lugar (60,28), à frente da cubana Denia Caballero (Torreense), que lançou 58,97 metros.
Nas restantes provas, nota para os triunfos de Ilírio Nazaré (Sporting) no dardo (70,03 metros); Tsanko Arnaudov (Individual) no peso (19,83 m), à frente de Abdelrahman Mahmoud, do Bahrain (19,07); e António Vital Silva (Benfica) no martelo (67,50 m), em masculinos.
Em femininos, a espanhola Carmen Sanchez venceu o dardo (49,26 metros) e a dinamarquesa Katrine Koch Jacobsen venceu o martelo (71,32 metros), provas em que não estiveram as melhores portuguesas.
Este domingo realiza-se a segunda jornada a partir das 10 horas.