Carlota Fonseca e Lara Botelho garantiram, esta quinta-feira, um lugar na final de Dueto Livre ao assegurar a 12ª posição nas eliminatórias, com 123.3479 pontos.
As portuguesas consideram logo após a competição que poderiam fazer “um bocadinho melhor”, mas mostraram-se “satisfeitas com o trabalho que realizaram até agora”. Carlota Fonseca e Lara Botelho assumem que o grande objetivo era “tentar a final”. “Uma experiência incrível”, concluiram.
A melhor pontuação da eliminatória foi para o dueto germânico Klara Bleyer e Susana Rovner com 178.0229.
Entretanto, três conjuntos de medalhas foram atribuídos no segundo dia do Campeonato Europeu de Juniores de Natação Artística no Funchal.
Alemanha e Israel conquistaram as primeiras medalhas da competição, ambas de ouro, na Final Técnico Solo Feminino e no Esquema Combinado Livre, enquanto a Espanha garantiu o segundo ouro destes campeonatos na Final Técnico Solo Masculino.
O dia começou com as eliminatórias do dueto livre. 16 duetos lutaram para terminar entre as 12 primeiras e assim garantir um lugar na final.
No final, Klara Bleyer e Susana Rovner (Alemanha) ficaram em primeiro lugar com uma pontuação de 178,0229. As germânicas competiram recentemente no Campeonato Mundial, onde ficaram em 18º lugar.
Os duetos de Grécia, Espanha, Eslováquia, Hungria, Itália, República Tcheca, Malta, Bulgária, Ucrânia, Suíça e Portugal também se classificaram para a final de duetos livre.
A competição continua esta sexta-feira com a eliminatória de equipa livre às 9h30, seguida das Finais de Dueto Livre e Dueto Misto Livre às 17h00.
A primeira final de quarta-feira contou com 18 atletas a disputar a Final Técnico Solo Feminino. Klara Bleyer da Alemanha trouxe para casa o ouro com uma pontuação de 229,9000. Bleyer, que ficou em oitavo lugar neste evento no Campeonato Mundial em Fukuoka, garantiu o primeiro título individual europeu júnior para o país em quase 40 anos.
Lilou Lluis Valette da Espanha conquistou a prata com uma pontuação de 226,2817. Na sua primeira temporada como solista júnior do país, a espanhola conquistou a maior pontuação de impressão artística da noite, 94,5500.
Quatro atletas participaram da Final Técnica Solo Masculino. O atual campeão mundial Fernando Diaz del Rio Soto, da Espanha, não poderia ser derrotado mais uma vez, garantindo o ouro confortavelmente com uma vantagem de quase 15 pontos. O jovem de 20 anos conquistou seu primeiro título solo europeu júnior com uma pontuação de 204,7633.
Apenas duas nações participaram da final de Combinado Livre, um evento que agora está apenas no programa do Campeonato Europeu. Israel sagrou-se Campeão Europeu Júnior pela primeira vez com um total de 196,1958. No Funchal, Yogev Dagan tornou-se o primeiro nadador artístico masculino de Israel a ganhar uma medalha de ouro em um Campeonato Europeu.
A Croácia conquistou a prata com uma pontuação de 158,2083.