A nadadora Camila Rebelo conquistou a medalha de prata nos 200m costas, segunda medalha para Portugal nos FISU World University Games 2023, enquanto Gabriel Lopes se qualificou para a final nos 200m estilos com o melhor tempo das meias-finais.
Camila Rebelo garantiu a primeira medalha na natação e segunda medalha de prata (2.10,47) nestes Jogos Mundiais Universitários para Portugal, depois de Eliana Bandeira, ter também conquistado a prata no lançamento do peso.
Foi uma prova de recordes para Camila Rebelo, que se tornou a primeira nadadora portuguesa a subir a um pódio mundial. No histórico da competição, a FADU – Federação Académica do Desporto Universitário, contava apenas com duas medalhas na natação, ambas pertencentes a Alexandre Yokochi (ouro nos 200m bruços, em 1987, e prata em 1985).
Camila Rebelo chegou a Chengdu com os mínimos para os Jogos Olímpicos Paris 2024 garantidos, tendo ficado atrás da favorita, a chinesa Yaxin Liu (2.08,18). A fechar o pódio ficou a nadadora húngara, Eszter Szabo-Feltothy (2:10:77).
Antes, Gabriel Lopes entrou na piscina para assegurar um lugar na final, onde vai lutar pelas medalhas nos 200m estilos. O nadador olímpico fez o melhor tempo das meias-finais com 2.00,69, a melhor marca portuguesa em provas internacionais universitárias, melhorando o anterior recorde, que lhe pertencia desde 2017. A final dos 200m estilos disputa-se esta terça-feira.
Menos sorte para Tiago Costa, porquanto foi o sexto melhor tempo da sua série e falhou o acesso às meias-finais nos 200m livres.
No Atletismo, João Coelho venceu a série dos 400m com 46,60 segundos e garantiu o acesso à final, que se disputa também esta terça-feira, enquanto fixou ainda um novo recorde português na competição.
No Voleibol, a seleção nacional masculina saiu vitoriosa do embate frente a Hong Kong por 3-0 (25 – 22/ 29 – 27 / 25 – 19) e garantiu a passagem aos quartos-de-final, onde vai defrontar a China. Com este triunfo, Portugal ficou em segundo lugar do grupo, atrás da Polónia.
No Atletismo, Décio Andrade e Rúben Antunes vão marcar presença na final de lançamento do martelo, que se disputa esta sexta-feira, e lutar pelas tão desejadas medalhas. Com uma qualificação bastante disputada, os atletas portugueses melhoraram as suas marcas pessoais este ano e estão num bom momento.
Décio Andrade foi o primeiro a entrar em prova, no grupo A de qualificação, e começou com um lançamento acima dos 70 metros (70,14 metros), que o colocou entre os três melhores lançamentos. Até final da qualificação, o atleta não conseguiu melhorar a marca e acabou a ronda com o quarto melhor lançamento do grupo, quinto da geral.
Por sua vez, Rúben Antunes lançou 68,34 metros e chegou à final com a nona melhor marca.
No Ténis, singulares, o tenista Francisco Rocha venceu Chen-jui Ho, de Taipé, por 2-0 (7-6 / 6-3) rumo aos quartos-de-final. Na vertente de pares mistos, a dupla Mariana Campino/Francisco Rocha triunfou por 2-0 e avança para a segunda ronda.
À tarde, juntamente com Mariana Campino, deram mais uma vitória para Portugal. Frente à dupla Edward Birungi/Patience Athieno (Uganda), os portugueses não deram quaisquer hipóteses e venceram por 2-0 (6-0/6-1). Com esta vitória, avançaram para a segunda ronda da competição.
No Basquetebol, a seleção nacional feminina arrancou da melhor forma a luta pelo nono lugar ao vencer a Argentina por 68-54. O grupo que vai definir a classificação entre o nono e o 12º lugar conta ainda com Roménia e Eslováquia.
Portugal até permitiu à Argentina chegar à vantagem no primeiro quarto (10-14), mas a reação portuguesa não se fez esperar e ao intervalo já liderava por 28-24. No terceiro quarto continuou o domínio luso (19-8) e a vitória já não escapou até final.
A seleção nacional universitária converteu 16 dos seus 19 lances livres, registou 15 roubos de bola e beneficiou das exibições de Mariana Silva (13pts, 4/6 2P, 7res, 4rb, 1dl) e Ana Faustino (10pts, 3/3 LL, 1rb) para garantir o primeiro triunfo nestes FISU World University Games.
Nesta quinta-feira, a equipa nacional volta a entrar em campo para enfrentar a Roménia.