A desclassificação da estafeta medley portuguesa marcou este sábado em Maribor, depois de Denis Hrabar, André Reis, Pedro Afonso e Rui Serras terem sido 2ºs classificados na prova que encerrou o programa do Atletismo.
Foi quando se aproximava a cerimónia de entrega de medalhas que a estafeta portuguesa descobriu que tinha sido desclassificada, face ao protesto apresentado pela equipa italiana, que alegou uma obstrução de um atleta português, tendo o júri da prova mantido a decisão, apesar de o atleta italiano ter embatido, num primeiro momento, no atleta francês que liderava a corrida.
O quarteto português, que foi o 2º a cortar a meta e voltou a baixar o recorde nacional juvenil da estafeta medley, acabou desclassificado e sem medalha.
Ainda durante a manhã, Tiago Machado foi 9º classificado nos 2.000m obstáculos com uma marca de 5.54,28 e Lara Pereira terminou a prova dos 1.500m em 12ª, com 4.39,88 minutos.
No Ténis, destaque para a cerimónia de entrega de medalhas, onde o par masculino Gonçalo Castro/Salvador Monteiro subiu ao pódio para receber a medalha de bronze.
No Andebol, Portugal terminou no 7º lugar do torneio masculino, após ter derrotado a seleção de Montenegro na partida de atribuição do 7º e 8º lugares por 37-26.
Numa partida em que as diferenças entre os conjuntos ficaram bem evidentes, a equipa portuguesa voltou a superiorizar-se ao adversário, tal como já tinha acontecido na fase de grupos.
No Judo, a equipa portuguesa foi derrotada na ronda de 32 da competição de equipas mistas pela Croácia, por 4-1. Carlos Costa foi o único judoca português a vencer um combate frente a Stipe Ilicic, enquanto Danilo Storozhuk, Raquel Moniz, Carlota Pina e Tiago Coutinho foram derrotados.
No balanço final, Portugal conquistou uma medalha de ouro (Rafael Mimoso, nos 200 metros bruços) e mais quatro de bronze (Pedro Afonso, nos 200 metros, no atletismo; Rodrigo Janeiro, nos -66kg no judo; Maria Silveira, nos -57 kg no judo e Monteiro/Castro no torneio de pares masculinos no Ténis).
Foram ainda conquistados mais onze Diplomas, correspondentes a classificações entre o 4º e o 8º lugar, como foram os casos da seleção masculina de Andebol (7ª); Eduardo Camarate, nos 5 km marcha, no atletismo (5º); Denis Hraber, no decatlo, no atletismo (8º); Nuno Cordeiro, nos 800 metros, no atletismo (8º); Lara Costa, nos 3.000 metros, no atletismo (6ª); Natacha Conde, no heptatlo, atletismo (8ª); Basquetebol feminino, 3×3 (7º); Danilo Storozhuk, -90 kg no judo (7º); Rafael Mimoso, nos 100 metros bruços, natação (6º); Madu Teixeira, no skateboarding, street (4º) e Rafaela Costa, no stakeboarding, street (7ª).