Sexta-feira 24 de Novembro de 0596

Festival Olímpico da Juventude Europeia aberto oficialmente neste domingo

COP-FOJE-Abertura-23-07-2023

COP _ FOJE

Foi, este domingo, oficialmente aberto o Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) Maribor 2023, na Eslovénia, com o estádio Ljudski vrt praticamente esgotado, onde a Equipa Portugal desfilou e fez notar a presença que a caracteriza e que irá marcar a competição.

Os porta-estandartes Tatiana Pereira (Atletismo) e Gabriel Sequeira (Andebol) lideraram a comitiva portuguesa na entrada no recinto que, após a colocação das 48 bandeiras, mais a da equipa de refugiados dos Comités Olímpicos Europeus (COE), serviu de palco para a Cerimónia de Abertura.

A bandeira dos COE foi a última a ser hasteada, antes dos habituais juramentos realizados por um representante dos voluntários, atletas, treinadores e árbitros. Foi então destacada a cultura desportiva da Eslovénia, com o exemplo de vários atletas de renome do país. Também os artistas eslovenos foram enaltecidos, antes de um momento musical muito aplaudido pelo público presente.

Spyros Capralos, presidente dos COE, voltou a reforçar o desejo de sucesso do evento, ao afirmar que “este festival seja de respeito e de promoção do espírito olímpico. É uma honra e um privilégio abrir este FOJE!”

O Festival foi declarado aberto pela presidente da República da Eslovénia, Natasa Pirc Musar.

Numa Cerimónia pautada pela juventude, com o lema “Youth for the youth”, o último portador da tocha que partiu de Roma foi Tim Marovt, atleta esloveno de 20 anos que tem desafiado a lesão que o impediu de andar aos 12 anos, que acendeu a pira em Maribor.

Ao longo deste domingo, disputaram-se alguns jogos na modalidade de Ténis, com a vitória de Gonçalo Castro na 1ª ronda do quadro de singulares masculinos, no que foi o destaque do primeiro dia da participação portuguesa no FOJE Maribor 2023.

COP-FOJE-23-07-2023

COP_FOJE

Salvador Monteiro caiu no quadro de singulares masculino de Ténis frente ao 7º cabeça-de-série do torneio. O português foi derrotado em dois sets (6-3, 6-1) e terminou a participação no 33º lugar. As atenções estão agora viradas para o torneio de pares masculinos, ao lado de Gonçalo Castro.

Gonçalo Castro, entretanto, venceu de forma convincente e garantiu um lugar na 2ª ronda de singulares masculino. O tenista português triunfou frente ao luxemburguês Olaf Zielinski em dois sets, por 6-1 e 6-0, e garantiu a presença na próxima fase da competição.

Carolina Correia foi a primeira portuguesa a competir em Maribor 2023, com a estreia no quadro de singulares feminino de Ténis. A jovem foi derrotada pela letã Adelina Lacinova em dois sets, por duplo 6-0, terminando a participação no 33º lugar.

Para Carolina Correia segue-se a prova de pares femininos, ao lado de Patrícia Gui.

COP e AOP na reunião de Delegados

O Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Academia Olímpica de Portugal (AOP) estiveram presentes na 16ª Sessão Internacional para Delegados de Academias Olímpicas Nacionais e de Comités Olímpicos Nacionais, realizada em Olímpia (Grécia), durante os últimos dias. Subordinada ao tema geral “Inovar a Educação Física e a Educação pelos Valores Olímpicos”, a sessão contou com a presença de 88 delegados de 72 países, incluindo Teresa Gaspar, vogal da Comissão Executiva do COP e Tiago Viegas, Presidente da AOP.

O programa incluiu comunicações temáticas, sessões de trabalhos em grupos de reflexão e debate e a visita ao recinto arqueológico e ao Museu de Olímpia.

Esta iniciativa decorre a cada dois anos e permite o desenvolvimento de atividades entre entidades congéneres no ambiente do desenvolvimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, local onde está sediada a Academia Olímpica Internacional.

© 0597 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.