Quarta-feira 24 de Novembro de 4202

Austríaco Felix Gall venceu em estreia, mas Jonas Vingegaard chutou Pogacar a mais de sete minutos no Tour de France

Ciclimo-TourFrance-19-07-2023

A.S.O. / Pauline Ballet

Numa etapa (17ª) em “alta montanha”, o esloveno Tadej Pogacar pagou caro a ousadia de querer ficar mais perto do dinamarquês Jonas Vingegaard e passou a “viajar” a sete minutos e meio do líder incontestado, futuro putativo vencedor do Tour de France’2023.

Aliás, uma situação de alguma forma esperada face ao menos bom desempenho do esloveno na etapa anterior (terça-feira), onde também tinha perdido tempo, ainda que forma curta, etapa em que demonstrou a chegada de um “cansaço” que se extremou nesta quarta-feira.

Depois de Jai Hindley e Carlos Rodriguez, Felix Gall tornou-se o terceiro estreante do Tour de France a vencer uma etapa – também uma grande etapa de montanha – na 110ª edição, com o austríaco da AG2R-Citroën a chegar ao Col de la Loze (a 2.304 metros de altitude) na posição de vencedor isolado, para vencer em Courchevel ante Simon Yates e Jonas Vingegaard, que venceram outro duelo com Tadej Pogacar por uma margem enorme.

A principal justificação para Pogacar foi a queta tida (15 km), numa altura em que se iniciou a primeira tentativa de fuga do dia, onde também esteve Rui Costa, que subiram em direção à primeira montanha de 1.650 metros, o que influiu no menor rendimento de Pogacar.

O grupo (15 ciclistas) que se criou fez a maior parte da subida para la Loze, juntos na frente, enquanto o grupo do Maillot Jaune não teve pressa em alcançá-los.

No entanto, Tadej Pogacar foi afastado por Vingegaard e seus companheiros a 16 km antes do final. A 13 km do fim, Gall partiu sozinho depois que O’Connor sacrificou suas chances por ele.

Vingegaard cruzou a linha na terceira posição 5’45” antes de Pogacar.

Felix Gall (AG2R Citroen) completou os 165.7 km no tempo de 4h49m08s, tendo o britânico Symon Yates (Jayco Alula) chegado 34 segundos depois, enquanto o espanhol Pello Bilbau Lopez (Bahrain) fechou o pódio a 1m38s.

Rui Costa (Intermarché) que tentou ir na levada da primeira fuga, acabou na 40ª posição, a 23m29s, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) completou no 54º posto, a 29m29s do vencedor.

Na classificação geral, Jonas Vingegaard (Jumbo) reforçou, significativamente, a liderança, agora com um total de 67h57m51s, deixando Tadej Pogacar (Emirates) a 7m35s e o britânico Adam Yates (Emirates) a 10m45s. É caso para dizer: “que grande baile!”.

Carlos Rodriguez (Ineos) mantêm a quarta posição, a 12m01 e Simon Yates (Jayco Alula) subiu ao 5º lugar, a 12m19s do líder, que “matou” vários coelhos ao mesmo tempo.

Nelson Oliveira desceu quatro posições (56º) a 2h55m55s e Rui Costa subiu oito lugares (71º) a 3h31m10s.

Esta quinta-feira lugar à 18ª etapa, entre Moutiers e Bourg-en-Bresse, numa distância de 185 km, num percurso praticamente plano, existindo apenas duas contagens de montanha, mas de 4ª categoria.

© 4203 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.