Quarta-feira 02 de Novembro de 7233

Portugal entra esta noite na liça pela conquista do Europeu de Hóquei em Patins

HoqueiPatins-EuropeuSenior-16-07-2023

DR

Dentro de um novo quadro regulamentar, o Europeu de Hóquei em Patins inicia-se, esta segunda-feira (17h30), na cidade catalã (Espanha) de Sant Sadurni d’Anoia, com Portugal a defrontar a Itália, duas das equipas candidatas a qualquer lugar do pódio.

Apenas oito seleções foram apuradas para esta fase final, com Portugal, Itália, Espanha e França (grupo A) e Suíça, Inglaterra, Andorra e Alemanha a, uma vez mais, a terem a primazia de discutirem o título europeu, numa luta como que “desigual” face à supremacia da Espanha ao longo dos anos.

História que vem desde os anos quarenta e cinquenta – recordamos o ano de 1947 em que Portugal se sagrou campeão mundial em 1947, no então Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Carlos Lopes – se bem que este seja um Europeu, com uma outra imagem, considerando que só as formações europeias vão estar agora presentes.

A este propósito, recorda-se que, entre 1998 e 2018 (12 anos) – a competição realiza-se de dois em dois anos – a Espanha conquistou nove títulos (sete dos quais seguidos, entre 2000 e 2012 e mais as duas últimas edições), seguindo-se Portugal, com dois (1998 e 2016) e Itália (2014).

Os dez jogadores escolhidos por Renato Garrido (selecionador nacional) são Pedro Henriques e Xano Edo (guarda-redes); Telmo Pinto, Henrique Magalhães e Nuno Santos (defesas); Hélder Nunes (defesa/médio); Rafa, João Souto, Gonçalo Alves e João Rodrigues (avançados).

É com este grupo, os melhores dos disponíveis, que Renato Garrido pretende levar a equipa nacional ao mais alto lugar do pódio, um objetivo credível – porque Portugal é um dos melhores do mundo – se apresenta em terras espanholas, aguardando-se que a formação nacional consiga manter-se no top, considerando se sagrou campeã europeia em 2016 e que é a campeão mundial em título.

A propósito da competição e, em especial, do jogo desta segunda-feira, frente a Itália, Renato Garrido salientou que “vamos ter um jogo bastante difícil, bastante disputado, mas temos o objetivo principal de ficar em primeiro desta fase de grupos. Vamos encarar esta primeira fase, jogo a jogo”, tendo acrescentado que “a Itália é uma formação consolidada em cinco jogadores que jogam no mesmo clube. No entanto, queremos entrar a ganhar porque é importante começar com uma vitória e tudo faremos para conseguir ganhar”.

O técnico espera que “os jogadores portugueses se revejam nesta seleção, que sintam que somos uma seleção que representa todos eles, e que lhes queremos dar alegrias e bons jogos, com vitórias e que nos apoiem em todos os momentos”.

Para João Rodrigues, capitão da equipa nacional, “na senda dos últimos jogos que fizemos com a Itália, que é sempre uma equipa muito competitiva, que nos dá muito trabalho, esperamos ter a oportunidade de jogar contra eles como no GoldenCat e isso foi bom para nós, para nos prepararmos”.

O jogador considerou também que “é importante começar bem a competição e o campeonato com uma vitória para nos dar tranquilidade para o resto da prova. E tudo faremos para hoje entrar bem no jogo e conseguir os primeiros três pontos”.

O capitão da seleção acredita que os portugueses “podem esperar entrega total destes jogadores e uma vontade muito grande de orgulhá-los e poder oferecer a taça no dia 22”.

Os jogos de Portugal são transmitidos em direto na RTP 1, começando esta segunda-feira com a Itália (17h30), seguindo-se na terça-feira (17h30) o Espanha-Portugal e, na quarta (17h30) o Portugal-França).

Ainda no grupo A, o Espanha-França está marcado para as 20 horas de hoje, seguindo-se o Itália-França (terça-feira) e o Itália-Espanha (quarta-feira) também pelas 20 horas.

No grupo B, hoje jogam Suíça-Inglaterra (12h30) e Andorra-Alemanha (15h); terça-feira – Andorra-Suíça e Inglaterra-Alemanha, nos mesmos horários; quarta-feira – Suíça-Alemanha e Inglaterra – Andorra, também nas mesmas horas.

© 7233 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.